terça-feira, fevereiro 02, 2010

OMS REVELA QUE A DIMINUIÇÃO DOS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES ESTÁ ESTAGNADA DEVIDO AO AUMENTO DE PESO DA POPULAÇÃO

De acordo com o Boletim da OMS publicado no dia 1 de fevereiro, quase 400.000 pessoas morrerão em 2010 devido a doenças cardiovasculares somente nos Estados Unidos.

Metade desta mortes poderiam ser evitadas com uma dieta mais apropriada e a cessação do fumo.
As doenças cardiovasculares são hoje um grave problema de saúde pública e representam a primeira causa de morte tanto no Brasil quanto em Portugal e já despontam como causas importantes de morte no continente Africano.

As doenças cardiovasculares são doenças multifatoriais em que a herança genética, idade e comportamentos de risco desempenham um papel importante. Ocorrem principalmente devido ao acumulo de gordura na parede dos vasos sanguíneas que pode começar desde a tenra idade.

Fatores de risco que contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares são:

Tabagismo - considerado o fator de risco mais importante relacionado com cerca de 50% das mortes evitáveis.

Sedentarismo - a inatividade física é hoje reconhecida como um dos mais importantes fatores de risco

Obesidade particularmente perigosa quando o excesso de gordura é abdominal.

Consumo elevado de gorduras saturadas de origem animal. O colesterol é indispensável ao organismo. Há dois tipos de colesterol, HDL (High Density Lipoproteins) considerado "bom colesterol” e LDL (Low Density Lipoproteins) considerado “mau colesterol”, porque ao circular livremente no sangue acumula-se na parede dos vasos sanguíneas.

Tanto o excesso de LDL ou a falta de HDL, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, principalmente o enfarte do miocárdio. Além disso o excesso de sal, álcool e açúcares de absorção rápida, associados com uma dieta pobre em frutas, legumes e vegetais são fatores de risco associados.

Hipertensão arterial associada particularmente com o acidente vascular cerebral.
Stress é difícil definir stress no entanto irritabilidade, insônia e sensação de desconforto é prejudicial.




PREVINA-SE!

Nenhum comentário: