Metade desta mortes poderiam ser evitadas com uma dieta mais apropriada e a cessação do fumo.
As doenças cardiovasculares são hoje um grave problema de saúde pública e representam a primeira causa de morte tanto no Brasil quanto em Portugal e já despontam como causas importantes de morte no continente Africano.
As doenças cardiovasculares são doenças multifatoriais em que a herança genética, idade e comportamentos de risco desempenham um papel importante. Ocorrem principalmente devido ao acumulo de gordura na parede dos vasos sanguíneas que pode começar desde a tenra idade.
Fatores de risco que contribuem para o aumento das doenças cardiovasculares são:
Tabagismo - considerado o fator de risco mais importante relacionado com cerca de 50% das mortes evitáveis.
Sedentarismo - a inatividade física é hoje reconhecida como um dos mais importantes fatores de risco
Obesidade particularmente perigosa quando o excesso de gordura é abdominal.
Consumo elevado de gorduras saturadas de origem animal. O colesterol é indispensável ao organismo. Há dois tipos de colesterol, HDL (High Density Lipoproteins) considerado "bom colesterol” e LDL (Low Density Lipoproteins) considerado “mau colesterol”, porque ao circular livremente no sangue acumula-se na parede dos vasos sanguíneas.
Tanto o excesso de LDL ou a falta de HDL, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, principalmente o enfarte do miocárdio. Além disso o excesso de sal, álcool e açúcares de absorção rápida, associados com uma dieta pobre em frutas, legumes e vegetais são fatores de risco associados.
Hipertensão arterial associada particularmente com o acidente vascular cerebral.
Stress é difícil definir stress no entanto irritabilidade, insônia e sensação de desconforto é prejudicial.
PREVINA-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário