segunda-feira, abril 19, 2010

Saúde Materna: um objetivo mundial!

Recordando:

Em setembro do ano 2000, os chefes de Estado e de Governo de 189 países reuniram-se nas Nações Unidas onde assinaram a Declaração do Milênio, comprometendo-se a acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões de pessoas no mundo e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.


A Declaração do Milênio traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos deverão melhorar a qualidade de vida de todos os povos neste século.
Para acompanhar este compromisso estabeleceram-se 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que são subdivididos em 18 objetivos e 48 indicadores:

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
2. Atingir o ensino primário universal

3. Promover a igualdade de género e a
capacitação das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Faltando menos de cinco anos para terminar o prazo dado pelas Nações Unidas para que os ODM sejam atingidos, torna-se importante fazer um ponto da situação em todos os países de forma a acompanhar seus progressos. Apesar de todos os objetivos carregarem uma importância especifica para uma área, a redução em 75% até 2015, da mortalidade materna e o acesso universal à saúde reprodutiva é um dos pontos mais relevantes para melhorar a saúde mundial. É também o objetivo que menos progrediu em todos os países do mundo. Assim, lança -se um novo apelo para que os governos invistam mais neste setor.
Como sabemos,

Objetivo 5 - Melhorar a saúde materna
A mortalidade materna continua a ser um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo.
No mais recente estudo publicado pelo Lancet em 12 de abril de 2010, foi avaliado o desempenho de 181 países em relação a mortalidade materna. No período entre 1980 e 2008 houve uma redução de 183.400 mortes ou seja, a taxa de mortalidade de materna global diminuiu de 422 em 1980 para 251 em 2008 por 100.000 nascidos vivos.

Gráfico da evolução da TMM global entre 1990-2008














Gráfico da evolução da TMM nos países da CPLP entre 1990-2008
Fonte: Maternal mortality for 181 countries, 1980—2008: a systematic analysis of progress towards Millennium Development Goal 5 - Lancet, 12 de abril de 2010.

A maioria das mortes maternas é evitável: por exemplo, as mortes por infecção ou hemorragia podem ser impedidas por meio de fármacos ou transfusões de sangue. No entanto, estes cuidados médicos de rotina nem sempre estão disponíveis para mulheres no mundo em desenvolvimento. Não só essas mulheres carecem de acesso a serviços de saúde durante a gravidez, como a maioria está impossibilitada de aceder a profissionais de saúde e a serviços de saúde reprodutiva.
A gravidez na adolescência contribui para o ciclo da mortalidade materna e da mortalidade infantil. A maternidade precoce não só aumenta o risco de morte durante o parto, como também coloca em perigo o bem estar das mães e crianças sobreviventes. As mães jovens vêem-se privadas, frequentemente, de uma educação e de oportunidades socioeconómicas.

Deste modo, é imperativo que as mulheres dos países em desenvolvimento beneficiem de melhor acesso a serviços de saúde reprodutiva e a profissionais de saúde, assim como aos medicamentos e material médico necessários. É importante melhorar as infraestruturas para proporcionar estes cuidados de saúde às mulheres pobres e de meios rurais. Estas medidas salvarão milhares de vidas maternas e impedirão complicações médicas.

"Temos de reforçar a cooperação e solidariedade global, e redobrar os esforços para alcançar os ODM e fazer avançar a agenda de desenvolvimento de forma mais ampla. Nada menos do que a viabilidade do nosso planeta e o futuro da humanidade estão em jogo."
Ban Ki-moon Secretário-Geral das Nações Unidas



Fonte:
http://www.objectivo2015.org/index.shtml
http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)60518-1/fulltext

Nenhum comentário: