Em setembro do ano 2000, os chefes de Estado e de Governo de 189 países reuniram-se nas Nações Unidas onde assinaram a Declaração do Milênio, comprometendo-se a acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões de pessoas no mundo e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos.
A Declaração do Milênio traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos deverão melhorar a qualidade de vida de todos os povos neste século.
Para acompanhar este compromisso estabeleceram-se 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que são subdivididos em 18 objetivos e 48 indicadores:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
2. Atingir o ensino primário universal
3. Promover a igualdade de género e a
Faltando menos de cinco anos para terminar o prazo dado pelas Nações Unidas para que os ODM sejam atingidos, torna-se importante fazer um ponto da situação em todos os países de forma a acompanhar seus progressos. Apesar de todos os objetivos carregarem uma importância especifica para uma área, a redução em 75% até 2015, da mortalidade materna e o acesso universal à saúde reprodutiva é um dos pontos mais relevantes para melhorar a saúde mundial. É também o objetivo que menos progrediu em todos os países do mundo. Assim, lança -se um novo apelo para que os governos invistam mais neste setor.
Objetivo 5 - Melhorar a saúde materna
A mortalidade materna continua a ser um grande desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo.
Deste modo, é imperativo que as mulheres dos países em desenvolvimento beneficiem de melhor acesso a serviços de saúde reprodutiva e a profissionais de saúde, assim como aos medicamentos e material médico necessários. É importante melhorar as infraestruturas para proporcionar estes cuidados de saúde às mulheres pobres e de meios rurais. Estas medidas salvarão milhares de vidas maternas e impedirão complicações médicas.
"Temos de reforçar a cooperação e solidariedade global, e redobrar os esforços para alcançar os ODM e fazer avançar a agenda de desenvolvimento de forma mais ampla. Nada menos do que a viabilidade do nosso planeta e o futuro da humanidade estão em jogo."
Ban Ki-moon Secretário-Geral das Nações Unidas
Fonte:
http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)60518-1/fulltext
Nenhum comentário:
Postar um comentário