quarta-feira, maio 12, 2010

Dia Mundial do Enfermeiro

Hoje, dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, que foi um marco importante para a enfermagem moderna e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Florence Nightingale, enfermeira britânica, ganhou notoriedade durante a guerra da Crimeia (1853 - 1856) ao alterar o modo de funcionamento do hospital militar do exército inglês na Turquia através da introdução de mudanças nos cuidados de enfermagem e que melhoraram significativamente as condições sanitárias e de higiene dos pacientes melhorando sensivelmente as necessidades dos doentes.
Florence continuou a desenvolver esforços para promover a profissão que, através dela, passou a ser vista como fundamental na prestação de cuidados de saúde. Em 1860 ela fundou a primeira escola de enfermagem, no St. Thomas Hospital, em Londres.

A profissão de enfermeira tem sua origem desde a época em que "enfermeiro" era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Desde então, a enfermagem transformou-se e hoje em dia é talvez o profissional mais importante no cuidado de pacientes.
A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, é enfermeira.


Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

Desta forma parabenizamos a todos os enfermeiros em especial aos profissionais dos países de lingua portuguesa.


Nenhum comentário: