segunda-feira, maio 24, 2010

OMS comemora os 30 anos da erradicação da VARÍOLA

Considerada uma enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, matando quase 500 milhões de pessoas só no século XX, a varíola foi considerada erradicada pela OMS em 1980.

A última epidemia na Europa foi na Iugoslávia em 1972, e o último caso conhecido ocorreu num homem do Sudão em 1977 (excepto um acidente de laboratório em 1978).

Este sucesso de erradicação só foi possivel porque o homem era o único hospedeiro do vírus e só há um sorotipo conhecido. Além disso, a imunização protege 100% dos casos e a vacina, utilizada pela primeira vez em 1796 é barata e estável.

Falando na abertura da 63ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Dra. Margaret Chan, afirmou que o fim da varíola marcou um feito sem precedentes na história da saúde pública e forneceu uma prova dramática do poder da acção colectiva na melhoria da condição humana.

"A história da varíola e a sua erradicação foi escrita, e a saúde pública continua a beneficiar de muitas das lições aprendidas".


Para comemorar os 30 anos de erradicação da varíola, a Dra. Margareth Chan, o Dr. Halfdan Mahler (ex-Director-Geral da OMS, em cujo período de exercício a doença foi erradicada), o Dr. Donald Henderson, (ex-diretor da OMS do programa de erradicação da varíola) e o Dr. Jean Roy (diretor da comemoração da erradicação da varíola em 2010) inauguraram uma estátua de bronze na entrada da sede da OMS em Genebra.

A estátua mostra um pai, mãe e filho que esperam em fila para ser vacinados. As pessoas estão posicionadas para dar a sensação que a varíola envolveu mais do que crianças - todos tiveram de ser vacinados.


O vacinador está ajoelhado, segurando o braço da criança numa mão e na outra, a agulha pronta para a vacinação. O escultor gales Martin Williams levou mais de um ano para concluir a obra que começou em 2008.




Nenhum comentário: