segunda-feira, julho 19, 2010

ePORTUGUÊSe e EVIPNet juntos em oficina de trabalho com os países de língua portuguesa

A rede ePORTUGUÊSe e a rede EVIPNet juntaram-se para promover e organizar uma oficina de trabalho para a capacitação de tomadores de decisão e pesquisadores dos países que compõe a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para discutir e desenvolver politicas informadas pelas evidências científicas num contexto regional e nacional.


A reunião, prevista para a semana de 20 a 24 de setembro de 2010 será realizada em Brasília/Brasil com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIS) do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Mundial da Saúde (OMS).


O Dr. Ulysses Panisset, coordenador da rede EVIPNet da OMS falou um pouco sobre esta rede.


O que é a rede EVIPNet?


EVIPNet (rede de políticas informadas por evidências) é uma rede que promove e facilita o uso de evidências científicas no desenvolvimento de políticas de saúde pública. A rede foi desenvolvida pela OMS e é constituída atualmente por 32 equipes nacionais de vários países que se organizam e atuam a nível regional e são apoiadas por um Comitê Diretivo Mundial. As equipes de cada país são diretamente ligadas aos Ministérios de Saúde e às instituições de investigação científica de seus países.


Como surgiu a rede EVIPNet?


A rede foi desenvolvida pela OMS, a partir de uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde em 2005 (resolução 58/34). Ou seja, foi aprovada pelos 193 Estados Membros da OMS e, portanto deve ser implementada. O principal objetivo da rede EVIPNet é fortalecer os sistemas de saúde através da elaboração de políticas que sejam baseadas em evidências científicas de qualidade. Este é o melhor procedimento para o desenvolvimento de políticas de saúde eficientes e seguras para a população.
A resolução pode ser vista no espaço colaborativo ePORTUGUÊSe: http://cspace.eportuguese.org/tiki-download_file.php?fileId=398


Qual a importância das políticas informadas pela evidência?

Sabe-se que qualquer intervenção em saúde pública tem o potencial de afetar milhões de pessoas. Por isso, qualquer decisão de um Ministro, gestor ou profissional de saúde deve ser baseada em alguma evidência de que esta decisão trará benefícios para o público para a qual está dirigida. Não se pode decidir sobre um assunto que afeta tanta gente simplesmente no "achismo" e sem saber sobre sua repercussão.

Mas naturalmente uma decisão baseada em evidência científica varia de acordo com a realidade de cada região ou país, pois estão intrinsecamente ligadas ao contexto político, econômico e social daquele lugar. Por isso o tomador de decisão deve exercer o seu papel baseado na evidência científica disponível, e ele deve ter o discernimento de contextualizar o problema, o que nem sempre é fácil.


Neste sentido, o intercâmbio de experiências entre países é sempre benéfico.

Quem pode ser considerado um tomador de decisão? E pesquisador?

O tomador de decisão, como o nome diz, é o responsável pela implementação de políticas e programas nacionais que foram desenvolvidas pelos formuladores de politicas. Como por exemplo, o Ministro da Saúde. Mas para ele tomar a decisão, ele deve analisar a política de saúde, o programa, o projeto e etc... e avaliar seu impacto e repercussão e para isso, sua decisão dever ser baseada numa evidencia cientifica desenvolvida por pesquisadores.

Os pesquisadores são aqueles que identificam um problema e desenvolvem ou aplicam uma metodologia sistematicamente para resolver este problema. O resultado de sua pesquisa deve ser isento de juízo de valor e uma boa metodologia de pesquisa deve proporcionar, obrigatoriamente, a possibilidade de ser replicada por outros pesquisadores. No final, o resultado dará os subsídios para o tomador de decisão realizar o seu trabalho com mais informação.

A rede EVIPNet promove a capacitação conjunta tanto dos tomadores de decisão, como de pesquisadores.

Como é que a rede EVIPNet vê a colaboração com a rede ePORTUGUÊSe?


É a proposta de uma parceria ideal!
Os paises da CPLP já participam ativamente da rede ePORTUGUÊSe que foi criada para apoiar o desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde através da capacitação e treinamento de profissionais e na utilização de diversos meios para a disseminação da informação em saúde em português. Por exemplo, as Bibliotecas Virtuais em Saúde Nacionais, já desenvolvidas em cada país de língua portuguesa,é um dos meios ideais de consulta tanto para os tomadores de decisão como para os pesquisadores e profissionais de saúde nos diversos níveis de atenção, dentro do sistema de saúde.

Como até o momento somente dois paises de língua portuguesa desenvolveram equipes nacionais para a rede EVIPNet (Brasil e Moçambique), a parceria com a rede ePORTUGUÊSe permite ampliar esta rede para os outros países de língua portuguesa e criar uma rede EVIPNet em português.

Em que consistirá esta oficina de trabalho ePORTUGUÊSe-EVIPNet?

Esta será a primeira oficina de trabalho desenhada exclusivamente para os paises da CPLP. Portanto estamos contextualizando a realidade de cada país e estamos preparando um encontro que seja baseado na realidade local e nos problemas enfrentados pelos tomadores de decisão e pesquisadores destes países. Na nossa experiência, os participantes envolvem-se mais quando os exemplos são reais e baseados em seu dia-a-dia de trabalho.

Por isso, os participantes deverão preparar-se antes de chegar a Brasília e os tomadores de decisão e pesquisadores deverão trabalhar juntos para aprender a resolver juntos seus desafios no cotidiano.


A oficina de trabalho será bastante prática incentivando a todos a participarem ativamente das discussões. No final, esperamos que cada equipe saia com objetivos claros e metas a cumprir.


Nós vamos acompanhar o desenvolvimento de cada equipe.

Esperamos também que aos poucos cada equipe de país elabore políticas nacionais informadas pelas melhores evidências disponíveis e disseminem tanto a rede EVIPNet quanto a rede ePORTUGUÊSe em seus paises.


Portal EVIPNet http://www.evipnet.org/php/index.php

Nenhum comentário: