segunda-feira, agosto 09, 2010

A OMS está presente na EXPO 2010 em Xangai


Desde 1851, quando foi realizada a primeira grande exposição mundial no Palácio de Cristal, em Londres, as EXPOs têm se destacado como eventos mundial importantes para o desenvolvimento econômico, o intercâmbio científico, tecnológico e cultural das nações.


A Expo 2010, ou oficialmente Expo 2010 Xangai China abriu suas portas no dia 1º de maio e estará aberta até o dia 31 de outubro de 2010. O tema da exposição, às margens do rio Huangpu é "Cidade melhor, vida melhor".


Mais de 190 países e mais de 50 organizações internacionais estão participando e a China espera receber mais de 70 milhões de visitantes até o final de outubro. O maior número da história das EXPO mundiais. Sete países de lingua portuguesa estão representados.

Espera-se que a EXPO 2010 tenha o potencial, a tecnologia e produtos que possam impulsionar o comércio e investimentos que ajudem na recuperação da crise econômica mundial.


As organizações internacionais como as Nações Unidas desempenham um papel fundamental na promoção das melhores práticas e experiências bem-sucedidas e o Dia Mundial da Saúde 2010 - Mil Cidades, Mil vidas (http://eportuguese.blogspot.com/2010/04/7-de-abril-dia-mundial-da-saude-1000.html) é um exemplo de construção e planejamento urbano para um século XXI saudável.


Na semana passada, a Diretora Geral da OMS, Dra. Margaret Chan visitou o Pavilhão das Nações Unidas cujo tema é "Uma Terra, Uma ONU" para ver de perto a interação entre as agencias da ONU e mais especificamente a exposição da OMS.
O pavilhão da ONU foi desenhado pela Universidade de Tongji de Xangai e foi inteiramente construído com aço reciclável e sua arquitetura privilegia o uso eficiente de energia utilizando a tecnologia mais avançada em termos de segurança e comunicação.

 Quatro departamentos da OMS estão representados na EXPO:


A iniciativa livre do tabaco e seus parceiros a Fundação Mundial dos pulmões e a Campanha para crianças livres do tabaco apresentaram no dia mundial sem tabaco, 31 de maio, uma dramática exposição visual sobre os malefícios do fumo e derivados do tabaco. A OMS apresentou vídeos demonstrando as experiências positivas de cidades ao redor do mundo tornando-se "cidades livres do tabaco". O pavilhão foi também declarado "livre do tabaco" durante toda a duração da EXPO.(http://eportuguese.blogspot.com/2010/05/31-de-maio-dia-mundial-sem-tabaco.html)


Em junho, durante o Dia Mundial do Doador de Sangue (http://cspace.eportuguese.org/tiki-read_article.php?articleId=411) o Centro Colaborador da OMS, o Centro de Xangai, e o Serviço de Sistemas de Saúde de Xangai inauguraram uma estátua encomendada especialmente para reconhecer a importância da doação de sangue que milhões de pessoas fazem todos os anos.

 
Atualmente, o Pavilhão da ONU abriga a exposição sobre Dia Mundial da Saúde 2010: Mil cidades, Mil vidas coordenada pelo Centro Colaborador da OMS, o Centro de Saúde e Desenvolvimento de Kobe, no Japão (http://eportuguese.blogspot.com/2010/04/7-de-abril-dia-mundial-da-saude-1000.html).


Em outubro, o Departamento de Segurança Alimentar, Zoonoses e Doenças de Origem Alimentar e o Museu de Xangai irão promover a exposição sobre as Cinco Chaves para uma alimentação mais segura. A exposição explica a ciência por trás da segurança dos alimentos através de apresentações interativas e apoiará as chaves que tenham sido traduzido em mais de 70 idiomas, inclusive o português.




 A EXPO Xangai 2010 encerrará sua atividades no dia 31 de outubro de 2010.
Para saber mais: http://en.expo2010.cn/ 



Nenhum comentário: