sexta-feira, outubro 01, 2010

Dia Internacional das Pessoas da Terceira Idade - 1 de outubro

'Uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades que melhoram a qualidade de vida de seus moradores à medida que as pessoas envelhecem.'

Dr Alexandre Kalache, ex-Diretor Programa Envelhecimento e Curso de Vida da OMS



O dia 1 de outubro assinala o vigésimo aniversário do Dia Internacional das Pessoas Idosas.

Neste dia devemos nos lembrar que o mundo está a envelhecer e que há uma grande necessidade de providenciar um ambiente mais estável, seguro e amigável para as pessoas mais velhas.

O Envelhecimento da População: Um desafio e uma oportunidade

Hoje existem cerca de 600 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, um total que deve dobrar até 2025 podendo alcançar os 2 bilhões em 2050.

Embora o envelhecimento seja um desafio para o mundo inteiro, 70% das pessoas mais velhas vivem em países de baixa ou média renda.  Esta realidade é um fator adicional de estresse para os sistemas de saúde que devem preparar-se para esta nova realidade. Problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, quedas, perda gradual da visão, depressão e maior difuculdade de locomoção são somente alguns dos ítens a serem considerados. Com o aumento do envelhecimento, estes sistemas estrão cada vez mais pressionados.

Dentre os países de lingua portuguesa, Portugal é o país com a maior percentagem (23%) de pessoas com 60 anos ou mais. A seguir vem o Brasil com 10%, Cabo Verde com 6%, Guiné-Bissau, Mocambique, São Tomé e Princípe e Timor Leste todos com 5% e Angola com 4% segundo a OMS, 2010.

Com a previsão de que estes índices devam subir gradativamente a cada ano, as discussões aumentam em torno do tema e vários projetos são lançados ao redor do mundo para para criar ambientes mais favoráveis à vida dos idosos. idosos. Veja abaixo:

Ambiente Amigável para os Idosos

Em 2008, constatou-se pela primeira vez na história que a maioria das pessoas viviam em cidades. Espera-se que até 2030, aproximadamente 3 em cada 5 pessoas estarão vivendo em áreas urbanas. Isto, significa a necessidade urgente de mudar pequenas coisas nas cidades para torná-las mais seguras e atraentes aos mais velhos.

Uma grande campanha capitaneada pela OMS e lançada no Rio de Janeiro em 2005 chama-se Cidade Amiga dos Idosos. Em junho de 2010, criou-se a Rede Global de Cidades Amigas dos Idosos.

Uma proposta de entrevistar 1500 idosos de 33 cidades em 22 países apontou os aspectos positivos e os maiores obstáculos para os idosos nas cidades em que vivem. A partir desta consulta, a OMS identificou as características chave de uma cidade amiga do idoso e preparou uma lista que pode ser acessada aqui.

Entre as sugestões mais populares estão o apelo para um ambiente limpo e agradável; a importância de espaços verdes; cruzamentos seguros para pedestres; transportes mais acessíveis; manutenção de moradia, participação social e um acesso melhor a serviços de saúde.

As pessoas serão mais felizes, mais independentes e mais ativas em suas sociedades se puderem viver em ambientes que lhes sejam favoráveis. 
Nós não podemos evitar o envelhecimento, mas talvez podemos encontrar uma maniera melhor para apreciá-lo...
 

(Fontes: WHO Ageing (em inglês); Guia Global: Cidade Amiga do Idoso (pdf))

Um comentário:

Nathan (Artigo da Terceira Idade) disse...

Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !