quarta-feira, setembro 29, 2010

Série Escritores da Língua Portuguesa: Mário Pinto de Andrade

MÁRIO PINTO DE ANDRADE

Um dos principais intelectuais e ativistas anti-colonialistas de Angola, Mário Pinto de Andrade (1928-1990) destacou-se como pioneiro na sociologia angolana e como presidente (1959-1962) e secretário-geral (1962-1972) do Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA.



Nascido em Ngolungo Alto, Angola, Mário mudou-se para Lisboa, Portugal, para estudar letras em 1948. Com Agostinho Neto e outros parceiros, fundou o Centro de Estudos Africanos em 1951 para promover atividades de disseminação da cultura africana.

Apesar da militância política e de exílios na França, Guiné Bissau e Cabo verde ao longo de sua vida, Mário dedicou-se fielmente aos estudos de sociologia e à atividade de diversas publicações antológicas e de obras literárias. Sua primeira publicação, Antologia da Poesia Negra de Expressão Portuguesa, se deu em 1958. Publicou muitos outros textos até sua morte em Londres em 1990.

Por sua importância literária e política e por ter sido o primeiro africano de língua portuguesa a escrever ensaios críticos da poesia afro-lusófona, o Ministério da Cultura de Angola criou há alguns anos o Prêmio bianual de Ensaio Literário Mário Pinto de Andrade.

CANÇÃO DE SALABU


Nosso filho caçula
Mandaram-no pra S. Tomé
Não tinha documentos
Aiué!

Nosso filho chorou
Mamã enlouqueceu
Aiué!

Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho partiu
Partiu no porão deles
Aiué!


Mandaram-no pra S. Tomé
Cortaram-lhe os cabelos
Não puderam amarrá-lo
Aiué!

Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho está a pensar
Na sua terra, na sua casa 
Mandaram-no trabalhar
Estão a mirá-lo, a mirá-lo
—Mamã, ele há-de voltar
Ah! A nossa sorte há-de virar
Aiué!


Mandaram-no pra S. Tomé
Nosso filho não voltou
A morte levou-o
Aiué!

Nenhum comentário: