quarta-feira, novembro 24, 2010

Relatório "Cidades Ocultas"


Cidades Ocultas:
Desmascarando e superando as desigualdades de saúde nos espaços urbanos


O rápido crescimento da população urbana é um dos mais importantes problemas de saúde global do século XXI. Com isso em foco, a OMS e a UN-HABITAT lançaram neste mês um relatório sobre o tema, com o intuito de auxiliar os líderes municipais e planejadores urbanos a identificar as populações privadas de saúde e direcionar medidas para aprimorar sua condição.

Relatório disponível em PDF em inglês


Cidades Ocultas revela as desigualdades urbanas de saúde que são resultados das circunstâncias em que as pessoas crescem, vivem, trabalham e envelhecem, e os sistemas de saúde aos quais elas tem acesso.

Enquanto geralmente diz-se que os moradores de cidades são mais saudáveis do que seus conterrâneos rurais, pouco se sabe sobre as diferenças de saúde que existem dentro dessas áreas urbanas.

O relatório baseia-se em uma nova análise que olha além das médias da cidade, ou além das informações comuns de cidades, para identificar bolsões escondidos de doenças e privações sociais.

Os esforços passados focavam principalmente em dados medianos e em diferenças entre municípios. A nova abordagem combina dados demográficos com a nova análise para desmistificar a ideia de que todos os moradores urbanos tem acesso igual à saúde.

Estas descobertas permitem aos líderes municipais e formuladores de políticas perceberem as tendências e compreender as diferenças tanto entre quanto dentro das cidades - inclusive dentre bairros.

"O futuro do nosso mundo urbano ainda tem que ser descoberto, mas ele vem tanto com um preço quanto com uma promessa. Até que ponto nós pagaremos esse preço, ao invés de cumprir a promessa, está em nossas mãos."


Extratos traduzidos do inglês de http://www.hiddencities.org/


Nenhum comentário: