sexta-feira, novembro 26, 2010

Filmes em lingua portuguesa - Nhá-Fala

Nhá-Fala


Os filmes em língua portuguesa têm recebido maior atenção internacional nos últimos tempos. Em novembro (2010), por exemplo, ocorreu em Londres, Reino Unido, o Festival de Filme Lusófono com o objetivo de comemorar os 35 anos de independência dos países africanos de língua portuguesa.

O Festival aconteceu na Universidade Queen Mary, em Londres, e mostrou trabalhos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Alguns diretores também deram palestras.

Um dos filmes de abertura foi Nhá-Fala (2002), do guineense Flora Gomes. Carregando um prémio do renomado Festival de Veneza, o filme é uma comédia musical cheia de alegria, humor e otimismo, onde a heroína Vita é interpretada por Fatou N’Daye. A trilha sonora é do lendário Manu Dibango.

A história é contemporânea e pretende construir uma ponte entre Europa e África, representando uma nova geração que respeita as tradições mas que quer viver no seu tempo.

"Em África diz-se que nada funciona. Quis mostrar qualquer coisa que mexesse, a música, e render homenagem a todos os músicos sobretudo a Manu Dibongo", declarou o diretor numa conferência de imprensa no Lido, em Lisboa. "Quis falar de uma África positiva, onde se morre mas também se ri", completou.

Nenhum comentário: