segunda-feira, janeiro 10, 2011

O que se dança nos países de língua portuguesa?

Angola - Rebita


Angola é berço de diversidade em termos culturais, no qual a música e a dança tem um papel fundamental!

Rebita é uma dança de salão que surgiu nos finais do século XIX. Tem origem na Quadrilha das cortes europeias do século XVIII e na umbigada contida no Caduque, uma antiga dança angolana. Posteriormente desenvolvida exclusivamente pela elite autóctone nos centros urbanos angolanos.

Rebita é uma dança alegre realizada em pares devidamente trajados e orientada por um "mestre sala".
É dançada em marcação de dois tempos, através da melodia da música e ritmo de instrumentos como o acordeão e a harmónica.

BRASIL - Choro
O choro ou chorinho surgiu por volta de 1880, no Rio de Janeiro e é considerada a primeira música popular típica do Brasil.

Ao contrário do que o nome possa sugerir, o choro tem normalmente um ritmo rápido e alegre, sendo o improviso uma característica marcante.

O conjunto de choro é formado tradicionalmente por um ou mais instrumentos a solo (flauta, mandolim, clarinete ou saxofone) e instrumentos de acompanhamento como o cavaquinho, a viola de 6 e de 7 cordas e o pandeiro.

O cavaquinho e a viola de 6 cordas executam a harmonia com acordes e variações enquanto que a viola de 7 cordas actua como "baixo" e o pandeiro estabelece o ritmo da música.

Exceptuando alguns casos em que é cantado, o choro é, na sua essência, puramente instrumental onde a improvisação, variação e expontaneidade exigem do músico um grande domínio do instrumento. Dotado de uma grande riqueza e complexidade musical, o choro, é um dos principais géneros musicais brasileiros.

Cabo verde - Funaná


Recriando e transformando géneros musicais de outros países, a música Cabo Verdiana está hoje fortemente caracterizada e enraizada. O Funaná é exemplo dessa identidade que nasceu no interior da Ilha de S. Tiago.

Chamado inicialmente de "badjo di gaita", era executado com ferrinho e acordeão diatónico, conhecido em Cabo Verde por Gaita.
Ao longo dos anos, com a propagação para as cidades foram introduzidos novos elementos musicais, nomeadamente instrumentos eletrónicos que a reavivaram, e enriqueceram harmonicamente.

Dançado a pares com movimentos cadenciais, sensuais e vivos o Funaná é dos estilos musicais mais característicos de Cabo Verde.

Guiné-Bissau - Gumbé



Considerado um género poli-rítmico, reflete a diversidade cultural, em termos musicais, do povo guineense.


Esta diversidade, surgiu pela miscigenação das várias etnias do país, que culturalmente se cruzam e se encontram, num estilo musical que incentiva e possibilita a união das mesmas.

Um tambor cheio de água e sonorizado através de uma cabaça, designado gumbé, sikó ou "tambor d’água”, é o instrumento responsável pelos sons característicos deste género musical.





Moçambique - Marrabenta

A Marrabenta é um género musical tipicamente moçambicano.
Surgiu no início da segunda metade do século XX, na região sul do país como um ritmo essencialmente urbano.

"Marrabenta Jazz Som Do Povo"
Ilídio Candja





Produto de várias influências rítmicas culturais, pode ser considerado como uma evolução de estilos como a Magika, Xingombela e Zukuta.

É uma mistura de som, voz e dança, retratando por vezes, a vida quotidinana do povo Moçambicano, assim como, eventos históricos.

O seu ritmo é animado e as suas melodias inconfundíveis, atravessa gerações e continua a ser uma referência em Moçambique.



Portugal - Vira


O vira é uma das danças populares mais antigas de Portugal.


É característica da região norte do país e é dançada de maneira diferente, em outras regiões.

O seu nome refere-se ao movimento mais característico da dança, o “virar”. Durante a atuação, a voz do cantor a solo ou de um bailarino faz-se ouvir gritando "virou" dando a indicação aos outros bailarinos para virar.

A pares ou em grandes rodas, o vira  é dançado ao som de música popular portuguesa cujos temas se relacionam com a vida rural, o amor, o casamento e a emigração.

São Tomé e Príncipe - Ússua


Em São Tomé e Príncipe destacam-se as danças tradicionais Ússua, Socopé e Bulawê.
A Ússua é uma dança de origem Europeia, que posteriormente, foi adaptada pelo povo sãotomense.

Considerada uma dança de salão, realiza-se através de movimentos compassados e ritmos agradáveis, mediante uma inter-relação entre homens e mulheres ao som de um instrumento de sopro, como a corneta, feita de madeira ou chifres de animais. Os interveninetes na dança encontram-se sempre vestidos com trajes tradicionalmente sãotomenses.

Timor Leste - Tebedai


A música tradicional timorence é conhecida como tebe ou tebedai.

É um género essencialmente rítmico proveniente de dois instrumentos musicais primordiais: o babadok (um pequeno tambor) e o dadir (disco metálico) que são tocados basicamente por mulheres que podem ser acompanhadas de um ou mais homens executando movimentos com as suas espadas, as surik.

Dançada tradicionalmente durante a época das colheitas e na abertura de uma lulik (casa sagrada), o tebedai é também executado em eventos religiosos e cerimónias governamentais.

Mesmo sendo uma dança comum em todo o país, pode ter algumas variações de acordo com a região do país e é o estilo musical mais popular entre os timorenses.



Fontes:

Guiné-Bissau
São Tomé e Príncipe









Nenhum comentário: