segunda-feira, junho 20, 2011

19 de Junho - Dia do Cinema Brasileiro

Dia 19 de Junho é o dia escolhido pela Ancine (Agencia Nacional do Cinema) para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro. No dia 19 de junho de 1889 o primeiro filme em movimento genuinamente brasileiro foi rodado, pelo cinegrafista italiano Afonso Segreto ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil. Este filme se chamava “Vista da baía de Guanabara” e era um documentário com cenas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Desde então, os irmãos Segreto começaram a registrar os principais acontecimentos do país, sendo os únicos produtores brasileiros até 1903.

A primeira exibição de cinema no Brasil foi no Rio de Janeiro, no dia 8 de julho de 1896. Com grande sucesso, um ano depois já existia uma sala de cinema fixa no Rio, chamada “Salão de Novidades Paris”, de Paschoal Segreto, um empresário ítalo-brasileiro.

Depois disso, a primeira companhia de cinema brasileira foi fundada, dia 29 de janeiro de 1911, distribuindo salas de cinema por todo o país. Porém, isso deixou muitos atores brasileiros desempregados, porque esta companhia também reproduzia fitas do cinema estrangeiro como o americano, que na época se destacava como o melhor do mundo. Com isso, o cinema nacional entrou em decadência.
Nos anos trinta, Adhemar Gonzaga instalou o primeiro estúdio de cinema no Rio de Janeiro, a Cinédia, que tornou possível as produções de dramas e comédias musicais brasileiras.  Em 1953, o filme “O Cangaceiro” foi realizado, e tornou-se um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. O filme foi produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz e a história foi inspirada na figura de Lampião, um lendário cangaceiro brasileiro. “O Cangaceiro” foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas estrangeiras, ele ganhou o prêmio de melhor filme de aventura e de melhor trilha sonora no Festival Internacional de Cannes. Com tal sucesso, o filme foi levado para 80 países e vendido para a Columbia Pictures.

Anos depois, em 1998, o filme "Central do Brasil", filme franco-brasileiro, conquista as bilheterias nacionais e estrangeiras, chegando mesmo a receber um Urso de Ouro em Berlim. A protagonista, a atriz Fernanda Montenegro ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz, dando assim confiança aos brasileiros para continuar a fazer filmes de qualidade.

Quatro anos depois o cinema brasileiro conquista de vez o mundo com o filme "Cidade de Deus", recebendo 4 indicações ao Oscar e sendo considerado pela revista Time um dos 100 melhores filmes da história. Após "Cidade de Deus," outro filme a ter sucesso mundial foi o "Tropa de Elite"; porém, não só filmes brasileiros sobre favelas ou pobreza fazem sucesso. Mais recentemente, a comédia romântica "Se eu fosse você" foi adaptado ao cinema americano e ao francês, mostrando que o cinema brasileiro está em franca expansão.  

Alguns filmes que vale a pena conferir:

  • Bicho de Sete Cabeças
  • Central do Brasil
  • Cidade de Deus
  • Se Eu Fosse Você
  • O Auto da Compadecida
  • Lisbela e o Prisioneiro
  • Terra Estrangeira
  • O Homem Que Copiava

Nenhum comentário: