sexta-feira, setembro 23, 2011

Pilula como Protetor Solar

google image
Cientistas estão trabalhando no desenvolvimento de uma possível pilula que funcionaria como protetor solar depois de descobritem que os corais se protegem dos raios solares. 
google image

Sabe-se que os corais absovem uma substâncias anti raios ultravioleta (anti-UV) produzidas pelas plantas que vivem no mesmo ambiente.
Beneficiando-se desta proteção estão os peixeis que se alimentam dos corais e esta observação deu lugar à hipótese que estas substacias anti-UV podem ser passadas pela cadeia alimentar.  A partir destas observações será possível desenvolver uma pilula contendo um protetor solar que se difundiria pela pele e nos olhos.

google image
Outra possível utilização desta substância seria o seu uso na agricultura protejendo as plantações dos danos solares e aumentando a produção de alimentos no mundo.

A adição de gens produtores de fatores de proteção solar à especificos tipos de plantas pode possibilitar por exemplo a cultura de trigo e batatas nos territorios tropicais.

Já se pode imaginar os inúmeros benefícios desta descoberta.
Por exemplo: proteção interna contra o cancer de pele. O Instituto Nacional do Câncer, INCA, no Rio de Janeiro estima que ocorram mais de 100 mil novos casos de cancer de pele, por ano, somente no Brasil.


google image

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorrem cerca de dois à tres milhões de de novos casos de cancer de pele (não-melanoma) e aproximadamente 132 mil novos caso de melanoma por ano. Melanoma é o mais grave cancer de pele mais.

Nenhum comentário: