segunda-feira, setembro 26, 2011

Risadas contra a dor


21diario.blogspot.com

Cientistas da Universidade de Oxford confirmaram algo já há muito tempo conhecido pela sabedoria popular: rir é, de fato, um ótimo remédio contra dor.
Os pesquisadores mediram os níveis de tolerância à dor de um grupo de pacientes antes e após assistirem a vídeos cômicos. Depois de uma boa sessão de risadas, ninguém  mais pensava na dor.
O efeito analgésico do riso é explicado pela liberação de endorfinas - um grupo de opióides endógenos produzidos pelo Sistema Nervoso Central, responsável pela modulação dolorosa e alívio de estresse fisiológico e psicológico.


cileneblog.blogspot.com
 É importante frisar que o alívio contra a dor só está conectado ao riso espontâneo e sincero, conhecido cientificamente como "Riso de Duchenne". A risada forçada e artificial não desperta nenhum efeito analgésico positivo, uma vez que não provoca a ativação de endorfinas.
A pesquisa, publicada na revista "Proceedings of the Royal Society B", também constatou que as pessoas são trinta vezes mais predispostas a rirem quando acompanhadas do que quando sozinhas - um achado que corrobora com as hipóteses que cercam a função evolutiva do riso.
Comum a todos os seres humanos e até a certos grupos de primatas, o ato de rir traz uma sensação de bem estar, além de despertar uma atitude positiva no observador, facilitando a interação e  amenizando posturas ameaçadoras. Postula-se, portanto, que o riso é um recurso evolutivo para promover a sociabilidade e o senso de colaboração entre indivíduos da mesma espécie. Nas palavras poéticas de Victor Borges: "O riso é a menor distância entre duas pessoas".
      
E aí??? Vamos dar uma risada gostosa para acabar com a dor????

Nenhum comentário: