quarta-feira, setembro 28, 2011

SLIDESHOW PASSEIO - Parte VII - São Tomé e Príncipe

Depois de passarmos por quase todos os países de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal), damos uma volta fotográfica aqui por São Tome e Príncipe

Composto de pequenas ilhas na África Central, São Tomé e Príncipe é um dos menores países da África. Como Cabo Verde, o país era inabitado quando foi descoberto pelos portugueses no fim do século XV e tornou-se independente em 1975. A população de São Tome e Príncipe é de 179.506, segundo o site da CIA. A maioria do povo é Forro, uma mistura de Africanos com Europeus, e Angolar, descendentes de ex-escravos Angolanos. Os ritmos mais conhecidos do país são ússua, socopé e dexâ e a cultura portuguesa continua a ter grande influência, junto com a africana.

Durante décadas conhecido como o maior produtor de cacau, sob a exploração portuguesa, São Tome e Príncipe ficou altamente dependente da indústria de cacau mesmo após a independência. Mas a situação começou a mudar com o investimento no turismo e a descoberta de petróleo em suas águas territoriais no Golfo da Guiné.

Com vocês um pouco das artes e paisagens locais e o trabalho da ePORTUGUÊSe e parceiros em São Tomé e Príncipe, através de Bibliotecas Azuis e recursos de saúde pública.


Edição e montagem: Ana Ribeiro, Rede ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: