segunda-feira, outubro 17, 2011

Conferência Global sobre os Determinantes Sociais da Saúde

Começa na quarta-feira, dia 19 de outubro de 2011 a Conferência Global sobre os Determinantes Sociais da Saúde.

Em torno de 120 países representados por seus Chefes de Estado e mais de 60 Ministros da Saúde, Ação Social, Desenvolvimento e áreas afins, além de diversas agencias das Nações Unidas, Escritórios Regionais da Organização Mundial da Saúde e Organizações Não Governamentais estarão reunidos no Rio de Janeiro, com o objetivo de apoiar a implementação de ações efetivas para enfrentar os determinantes sociais da saúde.

Vale portanto lembrar......http://eportuguese.blogspot.com/2011/05/determinantes-sociais-da-saude.html.

A Conferência será trasnmitida via webcast em português, espanhol, inglês e francês nos seguintes horários:

19 de outubro de 2011 - a partir das 14 horas (horário do Rio de Janeiro)
20 e 21 de outubro - a partir das 9:00 (horário do Rio de Janeiro)


O que são os Determinantes Sociais da Saúde? 
 

São as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham, envelhecem e morrem, bem como os sistemas criados para lidar com estas condições. Estes elementos condicionam os fatores de risco individuais e coletivos e influenciam a ocorrência de problemas de saúde. 

Mas não é só nos países em desenvovimento que se encontram disparidades sociais. Na Europa verificam-se grandes diferenças na esperança média de vida entre países. Estas diférenças podem chegam a ser de 20 anos para os homens e 12 anos para as mulheres e podem ser explicadas pelas diferentes situações economicas e sociais, que geram iniquidades em saúde (Interim second report on social determinants of health and the health divide in the WHO European Region).

Entre continentes, as diferenças tendem a acentuar-se. Um menino de 15 anos na Guiné-Bissau, por exemplo, tem cerca de 12% de chance de chegar aos 60 anos de idade enquanto que um menino de 15 anos na Suécia tem 91% de chance de chegar a mesma idade? 
Porque esta diferença tão marcante?
Naturalmente que vários fatores interferem com a expectativa de vida ao nascer, tais como a herança genética e fatores ambientais, mas acima de tudo, as condições sociais e econômicas de uma população interferem forma positiva ou negativa na forma em que estes dois meninos irão viver.
Essas condições incluem fatores como a educação e o tipo de trabalho que as pessoas exercem, além das condições de moradia alimentação.

Essas diferenças também ocorrem dentro de um mesmo país e, inclusive, entre homens e mulheres. Em 2010, a esperança de vida ao nascer no Brasil era em média de 73,1 anos. No Distrito Federal (região da capital, Brasília), uma das maiores concentrações de renda do país, a esperança de vida ao nascer pode chegar aos 79,6 anos para as mulheres. Já no Estado do Alagoas (no nordeste do Brasil) um dos Estados mais pobres do país, a esperança de vida à nascença pode ser de 63,7 anos. 

Por outro lado, tem-se verificado que pessoas com um nível educacional mais elevado são mais saudáveis do que aquelas que não completaram o ensino básico.  Isto gera um ciclo vicioso entre pobreza, falta de emprego e doença. 

É, portanto, necessário entender quais as condições sociais específicas das nossas populações, onde os governos podem atuar de forma mais rápida a gerar mudanças de politicas e intervenções eficazes para diminuir a desigualdade social, aumentar a qualidade de vida e melhorar o estado de saúde das populações.

Este e outros tantos pontos importantes serão abordados durante os 3 dias da Conferência. Ou seja, este deverá ser um fórum para discutir "estratégias, metodologias e experiências que orientem a implantação de políticas capazes de articular diferentes setores e diferentes parceiros em nível local, nacional e global".

Da Conferência, surgirão orientações para políticas de combate às iniquidades em saúde, bem como um compromisso político dos Estados para a ação sobre os determinantes sociais da saúde, expresso sob a Declaração do Rio 

Vamos aguardar...
Fontes:

Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Disponível em http://cmdss2011.org/site/.

World Health Organization. Social Determinants of Health. Disponível em http://www.who.int/topics/social_determinants/en/
World Health Organization. Regional Office for Europe. Interim second report on social determinants of health and the health divide in the WHO European Region. Copenhagen, August 2011.





Nenhum comentário: