quarta-feira, outubro 05, 2011

SLIDESHOW PASSEIO - Parte VIII - Timor Leste

Timor Leste é um dos mais jovens países independentes do mundo. O país do sudeste da Ásia foi disputado por outras nações por muito tempo: Foi colônia de Portugal por quatro séculos; passou pelas mãos dos holandeses e japoneses e voltou para as mãos dos portugueses; e, em 1975, ganhou e perdeu a independência dentro de nove dias ao ser invadido pela Indonésia. Travou-se uma longa luta, até que Timor Leste teve a independência internacionalmente declarada em 2002.

Hoje, o país reconstrói a economia e começa a melhor aproveitar seus recursos de petróleo e gás natural. Como outras ex-colônias de Portugal, o país herdou o catolicismo (98% da população, até mais do que os outros) e a língua portuguesa (língua oficial junto com a língua Tetum). Mas existem outras 15 línguas indígenas ainda faladas pelo povo. 

O último país no alfabeto entre os oito países de língua oficial portuguesa também é o último da nossa série SLIDESHOW PASSEIO, que começamos no mês de agosto. Também passamos por Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Mostramos um pouquinho das paisagens, povo, cultura e saúde pública de cada país. Aqui fazemos o mesmo com Timor Leste.  ´

A Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial da Saúde tem o propósito de melhorar a distribuição de materiais e informações de saúde para e entre os países de língua portuguesa, no nosso idioma. Ao visitar os países e interagir com seus representantes no âmbito da saúde pública, tiramos fotos que colocamos na série SLIDESHOW PASSEIO, junto com outras que encontramos no mundo virtual. Espero que tenham aproveitado!

Mas antes de nos despedirmos dessa série (com planos de outros "slideshows" no futuro), queríamos que viessem passear um pouco (virtualmente) por Timor Leste. Vejam abaixo:     



Montagem e edição: Ana Ribeiro, Rede ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: