quarta-feira, fevereiro 22, 2012

21 de fevereiro: Dia internacional da língua materna

"Não há uma língua portuguesa, há línguas em português
José Saramago


O dia 21 de fevereiro é o dia internacional da língua materna, instituido pela UNESCO desde o ano 2000.

O objetivo é promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo com o intuito de proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e promover a diversidade cultural.



A nossa língua, o português, é a língua oficial em 9 países, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor-Leste.

Tem o estatuto de língua oficial no território de Macau (China) e é correntemente falada em inúmeros outros países onde existem comunidades de ex patriados dos países de língua portuguesa.

Estima-se que o português é língua materna de 240 milhões de pessoas, sendo a quinta língua mais falada no mundo. É a terceira língua ocidental mais falada (atrás do inglês e do espanhol) e é a língua mais falada do hemisfério sul.

A UNESCO estima mesmo que o português é, junto com o espanhol, a língua europeia que mais cresce, atrás do inglês, e espera-se que em 2050 existam 335 milhões de falantes de português.


A Comunidade de países de língua portuguesa (CPLP) instituiu o dia 15 de Maio como dia da língua portuguesa.

A CPLP afirma que a A língua portuguesa é um meio privilegiado de difusão da criação cultural entre os povos que falam português e de projeção internacional dos seus valores culturais, numa perspectiva aberta e universal".


José Saramago recebendo
o Prémio Nobel das mãos do rei
Carlos Gustavo, da Suécia

O único prémio Nobel da língua portuguesa é o escritor José Saramago (1922-2010), que foi agraciado em 1998.
No Vídeo abaixo podemos vê-lo, entre outros, falando sobre essa(s) língua(s) que nos une(m).


Museu da língua portuguesa
São Paulo

 Ao lado conheça o Museu da língua portuguesa sediado em São Paulo, a cidade em todo o mundo com maior número de falantes de português: 11 milhões.




Uma última curiosidade: a palavra saudade apenas existe em português. Esta palavra que vem do latim solitas, -atis (solidão=, é considerada como uma das palavras mais difíceis (e também das mais bonitas...) de traduzir em todo o mundo.

Mais do que algo que possamos exprimir por palavras, a saudade é algo que se sente. E felizmente nós, que partilhamos a mesma língua, podemos compreende-la.



Nenhum comentário: