segunda-feira, maio 07, 2012

Dia 5 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos


No dia 5 de maio celebrou-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o tema" Salve Vidas: Higienize as Mãos
  
Todos os anos, centenas de milhares de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções que poderiam ser preveníveis com o simples ato da lavagem correta das mãos.
Sabe-se que o principal veículo da transmissão de microrganismos dentro dos serviços de saúde é justamente as mãos dos profissionais de saúde que acabam por transmitir a infecção de um paciente a outro.
www.santalucia.com.br
/higiene_das_maos/default.htm


Quando Ignaz Philipp Semmelweis (1818-1865), médico húngaro começou a observar que as pacientes que davam à luz em uma enfermaria mantida por enfermeiras tinham mais chances de sobreviver à terrível febre puerperal do que as pacientes que davam à luz na enfermaria mantida por médicos e estudantes, ele instituiu a lavagem das mãos para todos antes de entrarem em contato com qualquer paciente.


Superada alguma resistência, ele pode comprovar que a redução drástica das infecções, depois que todos foram obrigados a lavar suas mãos antes de terem contato com as pacientes, foi mais do que suficiente para comprovar sua teoria.


Não é a toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007, o dia 5 de maio como o "dia mundial da higiene das mãos", com o objetivo de alertar os profissionais de saúde e gestores sobre os problemas da infecção relacionada com a falta da higienização e promover uma discussão mais ampla sobre o assunto.


O verdadeiro peso global desta infecção é desconhecido pela dificuldade em compilar dados confiáveis sobre o assunto. Contudo, é sabido que os países menos desenvolvidos são os mais afetados.

Assista ao vídeo:









Nenhum comentário: