terça-feira, novembro 26, 2013

Timor-Leste comemora 38 anos de independência

No dia 28 de novembro de 1975 o jovem país tornou-se uma ex-colônia portuguesa na Ásia 


A República Democrática de Timor-Leste fica a meio caminho entre o sudeste asiático e a Oceania, e está localizada na parte oriental da ilha de Timor, fazendo fronteira com a Indonésia, que ocupa a parte ocidental da mesma ilha. 
O pequeno país é também conhecido como República Timor Lorosae, cujo significado é “terra do sol nascente”.

O Timor-Leste ocupa metade da ilha do Timor
Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colônia portuguesa até 1975, quando se tornou independente, e foi ocupado pela vizinha Indonésia nove dias depois. 

No entanto, em 30 de agosto de 1999, depois de um plesbicito, 80% da população de Timor optou por sua independência. 






O português e o tétum são as duas línguas oficiais do Timor-Leste, enquanto o indonésio e o inglês são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição do país. 


UM POUCO DE HISTÓRIA

Os portugueses chegaram ao Timor-Leste entre 1512 e 1520, no auge de sua expansão marítima, interessados principalmente no sândalo, madeira nobre muito utilizada na perfumaria e móveis de luxo, que cobria praticamente todo o território. Já nessa época a ilha do Timor era dividida em dois reinos: Samby, na parte oeste, e Behale, no leste.

Durante quatro séculos os portugueses utilizaram o território timorense apenas para fins comerciais, explorando os recursos naturais da ilha.

Parlamento nacional de Timor-Leste
EXEMPLO DE COOPERAÇÃO SUL-SUL

A cooperação Sul-Sul entre Brasil e Timor-Leste, entremeada pela fraternidade e parceria, há onze anos proporciona iniciativas bilaterais e projetos nos quais o Brasil investe em áreas prioritárias como a Educação - que visa principalmente o ensino da língua portuguesa -, a administração pública e a formação profissional, entre outras.








Nenhum comentário: