segunda-feira, março 23, 2015

24 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE


Robert Koch
HISTÓRICO

A tuberculose é uma doença que vem acompanhando a humanidade há muito tempo, diversas evidências mostram que ela existe desde os tempos pré-históricos.

No século XVIII, com a crescente urbanização e com o terrível resultado das guerras, a doença se espalhou na Europa e ficou conhecida como a Peste Branca. 

Com a alta taxa de mortalidade,  medidas severas foram adotadas para a tentativa de controlar a doença. 

Em 1751, o rei da Espanha, Fernando VI, proclamou uma lei que obrigava os médicos a informarem às autoridades de saúde todos os casos de tuberculose. Assim, os que adoeciam eram afastados e os que faleciam tinham todos os seus pertences queimados.

Em 1882, Robert Koch,  descobriu o bacilo da tuberculose, sendo conhecido hoje como bacilo de Koch. Ocorreram grandes evoluções para o diagnóstico e acompanhamento da doença nessa época, porém ainda se conhecia muito pouco sobre o seu tratamento.  


Em 1940 surgiram os antibióticos e quimioterápicos que trariam, nos anos seguintes, a sua cura. Mesmo assim, a doença continua até hoje, e em grande escala entre a população mundial. 




Sobre a tuberculose:

- É uma doença infecciosa.

- Atinge os pulmões, podendo também afetar os rins, ossos, meninges, gânglios e outros órgãos.

- É transmitida quando uma pessoa infectada tosse, fala ou espirra, espelindo gotículas contaminadas com o bacilo.

- Pessoas com a saúde comprometida, como os diabéticos e os infectados pelo vírus da AIDS, têm uma possibilidade maior de contaminação.

- Os principais sintomas são: tosse com catarro (por mais de 15 dias), febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, mal-estar e indisposição.

- O tratamento é realizado com o uso de diversos medicamentos tendo uma duração de cerca de 6 meses para a pessoa estar curada. É muito importante que o paciente faça o tratamento sem interrupção, uma vez que o bacilo pode voltar e estar mais resistente.


Assista ao vídeo: http://www.stoptb.org/assets/videos/hfotb/portuguese.html



DIA MUNDIAL DE COMBATE A TUBERCULOSE

O Dia Mundial da Tuberculose, foi lançado em 1982, pela Organização Mundial dA Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A data visa aumentar a conscientização sobre o número de casos da doença no mundo, bem como os esforços de prevenção e controle. Ao longo dos anos, este dia tem oferecido a oportunidade na mobilização da agenda política, econômica e social para a prevenção e controle da tuberculose nos países.

Em maio de 2014, durante a Assembléia Mundial da Saúde, os Governos concordaram em nova estratégia (2016 - 2035) para acabar com a epidemia mundial de TB. 

A OMS lançou recentemente
  "Prepare-se para Acabar com TB".






















Margaret Chan
Diretora Geral da OMS
"Todas as pessoas com TB devem ter acesso a ferramentas inovadoras e serviços de que necessitam, para o rápido diagnóstico, tratamento e cuidado. Esta é uma questão de justiça social, fundamental para a nossa meta de cobertura de saúde universal. Dada a prevalência de tuberculose resistente a medicamentos, garantindo cuidados completos e de elevada qualidade também se beneficiará a Segurança Mundial da Saúde. Eu chamo para a intensificação da solidariedade mundial e ação para garantir o sucesso desta transformadora Estratégia "FIM da TB"". 



  
FONTE: http://www.redetb.org/
              http://www.who.int/tb/EndTBadvocacy_brochure/en/

Nenhum comentário: