Thursday, May 21, 2015

15 passos para deixar de fumar - Nunca é demais lembrar


O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, de entre as quais mais de 40 foram identificadas como carcinogéneos


Deixar de fumar não é uma tarefa fácil.

Enquanto que uma pequena porção de fumadores é capaz de manter níveis muito baixos de consumo e deixar de fumar com facilidade,  a verdade é que a grande maioria das pessoas tem sérias dificuldades para abandonar o hábito.

Felizmente, existem hoje diversas ferramentas sejam elas comportamentais ou farmacológicas para ajudar aqueles que querem parar de fumar.
Mas é claro, a motivação é fundamental.

15 passos para deixar de fumar:



A motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que justifiquem a sua decisão de deixar de fumar.





Conheça melhor os seus hábitos.... Identifique as situações em que você fuma.... registre o número de cigarros que você fuma durante o dia.
Veja os horários em que você tem mais prazer em fumar... Estes serão sempre os mais difícieis de controlar..


 Fixe uma data para deixar de fumar.



Anuncie a seus amigos e no trabalho que a partir dessa data você não vai voltar a fumar. Este ato vai reforçar o compromisso.

Nas semanas que antecederem sua data, prepare-se para a mudança. Releia a sua lista de motivos e analise o seu registro diário de consumo de cigarros. Comece por atrasar seu primeiro cigarro da manhã. Espace o intervalo dos cigarros ao longo do dia e tente evitar as situações em que sente vontade de fumar. Mude sua marca de cigarro para outra que lhe dê menos prazer e nunca fume o cigarro até ao fim. Não fume em público. No caso de ter uma forte dependência da nicotina poderá necessitar de apoio medicamentoso. Neste caso consulte o médico ou farmacêutico. 


No dia escolhido para deixar de fumar resista a tentação de fumar apenas um cigarro com o argumento de que vai ser só um.





 
A partir do dia escolhido retire perto de si todos os objectos relacionados com o consumo do tabaco.


 
Nos momentos em que sentir uma forte vontade de fumar, respire profundamente. Aprenda a relaxar sem cigarros, controlando a respiração.


Não pense que nunca mais vai voltar a fumar. Tenha pensamentos sobre as vantagens de ter parado de fumar.




Aumento o seu nível de atividade física diária. A prática de esportes é um grande incentivo a parar de fumar. Evitará também que aumente de peso.


Faça uma alimentação saudável. Parar de fumar pode aumentar o apetite, particularmente nas primeiras semanas. Procure fazer uma alimentação variada, leve e equilibrada, pobre em gorduras, açúcar e sal e rica em fruta, legumes e hortícolas. Nunca fique mais de três horas e meia sem comer.





 
Elimina ou reduza a ingestão de café e de bebidas alcoólicas. Estes são hábitos normalmente associados ao consumo de tabaco.


Evite estar na proximidade de fumadores.



Tenha cuidado com os momentos em que habitualmente fumava. Distraia-se com outras atividades ou mude alguns dos seus hábitos.





 
Guarde diariamente, num local visível, o dinheiro que teria gasto em cigarros. Gaste-o em algo que lhe dê prazer.






E se recair?… No caso de recair, lembre-se que a recaída faz parte de qualquer processo de mudança. A solução é voltar a tentar!

Lembre-se, parar de fumar não é fácil mas você vai se sentir muito melhor depois......





1 comment:

Mel said...

Adorei os passos, acredito que é possível parar de fumar sim com muita perseverança. Estou conseguindo parar depois de anos tentando, comprei um cigarro eletrônico e já sinto diferença, reduzi bastante o uso e me sinto mais disposta para a vida, acho que o fato de ser vapor ajuda também. Se alguém se interessar to comprando o líquido nesse site aqui: www.ismoke.com.br