sexta-feira, outubro 06, 2017

Epidemia global: obesidade e sobrepeso em crianças

 Notícia veiculada no site da Radio UN de Nova York
Laura Gelbert Delgado e Monica Grayley



A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou no dia 04 de outubro de 2017, as novas diretrizes para combater o que já está sendo considerado como uma epidemia global: obesidade e sobrepeso em crianças.

Segundo estimativas da OMS, em 2016, a questão afetava cerca de 41 milhões de crianças menores de cinco anos de idade em todo o mundo.

Orientações
As orientações da OMS estão em um relatório que inclue a forma de como os profissionais de saúde podem identificar jovens em situação de risco de obesidade ou sobrepeso.
O documento ajuda ano aconselhamento e dieta, e inclui uma avaliação de hábitos alimentares, juntamente com cálculos mais frequentes de peso e altura.

Segundo a OMS, o problema atinge países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Brasil
Em Nova Iorque, durante os debates gerais da Assembleia Geral, o chefe da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, José Graziano da Silva, falou à ONU News sobre o lançamento do relatório da agência que também aborda a questão.

“O nosso Sofi, como nós chamamos, o “Estado da Segurança Alimentar no Mundo 2017″, mostra uma outra coisa alarmante, particularmente nos países latino-americanos e no Brasil, que é o aumento da obesidade em crianças. No Brasil chegou a 9%. É um número assustador porque associado à obesidade entram as enfermidades”.

Mudança de padrões
A OMS afirma que a prevalência da obesidade em crianças reflete uma mudança de padrões na direção de dietas pouco saudáveis e sedentarismo.
Urbanização, aumento de renda, disponibilidade das chamadas "fast foods", demandas educacionais, tempo passado assistindo à televisão e a jogos levaram a um aumento no consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sal e a uma redução na atividade física.




 

Nenhum comentário: