quarta-feira, março 12, 2008

Curso de Especialização em Saúde Global

Este curso com carga horária de 360 horas visa capacitar profissionais da área da saúde e da diplomacia para a análise e discussão das relações entre a dinâmica da globalização e seu impacto sobre as políticas de saúde, os sistemas de saúde e a saúde das populações em nível nacional e internacional.

Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) será ministrado por meio do Núcleo Federal da Escola de Governo em Brasilia com data prevista para inicio em 5 de maio de 2008.


• Objetivos Específicos do curso:

1. Analisar e discutir as relações entre a dinâmica da globalização e a saúde.

2. Analisar e discutir as formas como a globalização está impactando as políticas de saúde, os sistemas de saúde e a saúde das populações (em nível nacional).

3. Analisar e discutir que políticas (em nível nacional e global) são necessárias para responder aos desafios impostos pelos processos de globalização e evitar (ou pelo menos minimizar) o ônus que acarretam para a saúde das populações.

4. Analisar e discutir as questões relativas à saúde global que impactam as relações internacionais.

5. Identificar e analisar as questões relativas à saúde global que são intrínsecas às relações internacionais.

6. Propor, formular e implementar políticas capazes de colaborar para o alcance de maior equidade nos determinantes sociais da saúde global.

7. Desenvolver os conhecimentos necessários para subsidiar o debate sobre relações internacionais e saúde.

8. Apoiar o processo de decisão para a construção e implementação dos chamados bens públicos globais em saúde.









Nenhum comentário: