A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde acaba de lançar o primeiro número da Revista RETS.
A revista que terá periodicidade trimestral poderá ser lida em espanhol, inglês e português.
A RETS é uma estratégia de cooperação técnica entre instituições de caráter público, vinculadas direta ou indiretamente, à educação de técnicos em saúde.
A rede promove a interação entre as instituições, agregando e sistematizando conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas de cooperação internacional, com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde dos países membros, propiciando a discussão e o compartilhamento de experiências e demandas relativas à formação de trabalhadores técnicos em saúde.
A Rede baseia suas ações no pressuposto de que a qualificação dos trabalhadores é uma dimensão fundamental para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades de saúde da população.
Em setembro de 2005, a secretaria executiva da RETS foi transferida para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro e assumiu o desafio de ampliar sua área geográfica de atuação incorporando países de todos os continentes.
Atualmente, a RETS possui membros em 20 países do continente Africano, Europa, América do Sul e Central, com 97 instituições entre órgãos de governo responsáveis pela formulação de políticas para a área de formação de técnicos em saúde, representações da OMS, instituições de ensino de técnicos e associações corporativas envolvidas com a área.
TODOS os países de lingua portuguesa, fazem parte da RETS e portanto receberam a revista em breve.
Mais informações -
Secretaria Executiva da RETS
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
http://www.epsjv.fiocruz.br/
Fundação Oswaldo Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário