sexta-feira, agosto 14, 2009

Tratamento e sinais de perigo do vírus da gripe A H1N1

Para o tratamento da gripe A H1N1, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o uso do medicamento antiretroviral "oseltamivir" o mais rápido possível após o aparecimento dos sintomas.

O uso deste medicamento não deve ultrapassar 48 horas e deve ser usado sem esperar pelos resultados laboratoriais.

Médicos, atendentes, cuidadores e todos aqueles que prestam cuidados domiciliares devem estar atentos aos primeiros sinais de perigo que possam assinalar uma evolução para a forma grave da gripe.

Como esta evolução pode ser muito rápida, uma pessoa que tenha sido confirmada com o vírus da gripe A H1N1 ou que esteja suspeita de ter contraido a gripe A H1N1 deve imediatamente procurar atendimento médico.

Sinais e sintomas de alerta:

· Falta de ar durante uma atividade física ou mesmo em descanso;
· Dificuldade respiratória;
· Cianose
· Expectoração sanguinolenta;
· Dores no tórax;
· Alteração do estado de consciência;
· Febre alta durante mais de três dias;
· Hipotensão.

Nas crianças os sinais de alerta são:
· Respiração rápida ou difícil;
· Alteração da consciência;
· Dificuldade em acordar e pouca ou nenhuma vontade de brincar

FIQUE ATENTO!

Mais informações em:http://www.who.int/csr/disease/swineflu/notes/h1n1_pregnancy_20090731/fr/index.html



Um comentário:

Anônimo disse...

Prevenção natural da gripe A (H1N1) ! DIVULGUEM!!!



Bastante importante









O autor do seguinte texto é o Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, director de um departamento de medicina nuclear, thyroïdica e cardíaca. Eis uma tradução da sua mensagem, cheia de sentido, que seria importante divulgar ao maior número de pessoas possível:



As únicas vias de acesso para o vírus da gripe, são os narinas, a boca e a garganta. Aquando de uma epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as de precauções, é praticamente impossível não estar em contacto com a gripe A (H1N1). Contudo, o problema real não é tanto o contacto com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a tomar para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais (porque será? Por ser barato demais e não haver lucros a nível comercial?).



Eis algumas precauções:



1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.



2. Evitar, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.



3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contacto com outras pessoas, ou quando chega a casa, fazer gargarismos com água quente salgada. Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarismos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarismos com água salgada, têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz.



4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpar as narinas com a água quente salgada. Assoar-se com vigor em seguida, e, com uma cotonette para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água quente salgada, passar em seguida nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus.



Quem diz água quente salgada, diz água do mar aquecida, ou água quente com sal do mar diluído.



5. Reforçar o nosso sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina “C”. Se a vitamina “C” for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegurar-se de que contêm igualmente Zinco a fim de acelerar a absorção.



6. Beber tanto quanto possível bebidas quentes (chá, café, infusões, etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que poderiam encontrar-se depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, evitando assim a sua proliferação ou qualquer outro prejuízo.



Haveria grandes vantagens em fazer chegar esta mensagem ao maior número de pessoas possível; pois só lhe podem é prestar serviço, ajudando a combater esta gripe.



Queiram ler informações através dos links:



http://www.livewellamerica.org/blog/?p=478



http://shibumi.net/2009/10/26/a-voice-of-sanity-on-swine-flu-precautions/





http://www.encyclogoji.com/content/pr%C3%A9vention-de-la-grippe-h1n1