O cancro da mama é o principal cancer em mulheres, tanto nos países desenvolvidos como nos países em vias de desenvolvimento.
A incidência do cancro da mama está a aumentar no mundo em vias de desenvolvimento devido ao aumento da esperança média de vida, aumento da urbanização e adopção de estilos de vida ocidentais.
Apesar da prevenção ser uma medida que pode diminuir o risco, esta estratégia não podem eliminar a maioria dos cancros da mama que se desenvolvem em países de médios e baixos recursos onde o cancro da mama é diagnosticado em estádios muito tardios.
A detecção precoce como forma de melhorar os resultados no cancro da mama e a sobrevida das pacientes, continua a chave do controlo do cancro da mama.
As estratégias de detecção precoce recomendadas para países de baixos e médios recursos são:
1) Conciencialização dos sinais e sintomas precoces e exame clínico dos seio.
2) A mamografia é cara e recomendado para países com uma boa infrastrutura de serviços de saúde que possam sustentar este programa a longo prazo.
Países de baixos e médios recursos ainda enfrentam a dupla prevalência do cancro do colo do útero e do cancer de mama e precisam implementar intervenções que sejam custo-efetivas para enfrentar estas doenças altamente preveníveis.
A OMS promove o controlo do cancro da mama no contexto de programas nacionais de controlo do cancer integrados na prevenção e controlo de doenças não transmissíveis.
http://www.who.int/cancer/detection/breastcancer/en/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário