De acordo com a OMS, as mulheres representam cerca de 20% do total de um bilhão de fumantes ao redor do planeta. Um número ainda pequeno se comparado aos homens, porém crescente nos países em desenvolvimento, onde a indústria do tabaco investe em modelos de propaganda semelhantes àqueles utilizados a partir da década de 20 nos EUA. Glamour, sociabilidade, estilo, sexo, emancipação e mesmo a idéia de beleza jovem e esbelta, são algumas das táticas ainda utilizadas pela indústria do tabaco para encorajar o fumo entre as mulheres.
As propagandas são especialmente endereçadas ao público jovem por meio de eventos esportivos e culturais e estão sempre associadas a um estilo de vida a ser almejado.
As mulheres se encontram em situação mais vulnerável, pois além de estarem sujeitas aos mesmos perigos como o câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, o cigarro aumenta consideravelmente as possibilidades de complicações durante a gravidez e compromete a saúde reprodutiva da mulher.
10 informações importantes sobre o Gênero e Tabagismo
1- 200 Milhões de fumante em todo o mundo são do sexo feminino.
2- Em alguns países o número de mulheres fumantes iguala-se ao número de homens
3- Meninos e meninas começam a fumar por razões distintas.
4- Todo ano, 1.5 milhão de mulheres morrem em função de complicações relacionadas ao tabagismo.
5- As mulheres estão entre os maiores alvos da indústria do tabaco.
6- Mais mulheres do que homens fumam cigarros do tipo "light".
7- O tabagismo prejudica mulheres e homens de forma diferente.
8- Mulheres representam 64% dos óbitos relacionados ao fumo passivo.
9- Pessoas que fumam devem evitar expor seus familiares ou colegas de trabalho ao fumo passivo.
10- Controlar o tabagismo entre as mulheres é parte importante de qualquer política de controle estratégico do fumo.
Saiba mais em: http://www.who.int/features/factfiles/gender_tobacco/en/index.html
No dia 14 de setembro de 2010 a PAHO lança o curso virtual: Tabaco e Saúde Pública: Da teoria à prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário