CLARICE LISPECTOR
(A Hora da Estrela)
Clarice Lispector (Haia Lispector; 1920-1977) é uma grande "estrela" de literatura brasileira. Nascida na Ucrânia numa família judia, se mudou para o Brasil logo quando criança, chegando em Maceió, estado de Alagoas, em 1922. Logo todos os familiares tiveram seus nomes abrasileirados, e então Haia passou a chamar-se Clarice.
Após se mudar para o Rio de Janeiro na adolescência, ingressou na Faculdade Nacional de Direito. Aos 20 anos, publicou seu primeiro trabalho de ficção. Meses depois, após a morte de seu pai, passou a trabalhar como jornalista.
Seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, foi publicado em 1943, mesmo ano em que se casou com seu colega de faculdade e diplomata Maury Gurgel Valente.
De estilo por muitos comparado ao de Virgina Woolf, Clarice escrevia de maneira singular. Enquanto a moda dos anos 1940 no Brasil era escrever sobre os problemas sociais do país, ela inovou ao incluir na discussão a essência do ser humano, as descobertas da juventude e as questões mais intrísicas de si mesma.
A Hora da Estrela, seu mais contemplado romance e o último a ser publicado enquanto viva, é considerado uma verdadeira obra de arte:
“... Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – , que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.”
Até hoje as escolas brasileiras incluem como leitura obrigatória livros dessa escritora que não se considerava profissional mas sim amadora, pois acreditava que o amadorismo lhe garantia liberdade.
Clarice Lispector já foi homenageada no Museu da Língua Portuguesa. http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
http://www.claricelispector.com.br/
http://www.claricelispector.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário