segunda-feira, janeiro 31, 2011

De onde vem o nome dos paises? Curiosos?

Começamos por...
Angola
Angola tem origem na palavra Ngola, que faz referência a Ngola A Kiluanje Inene (o Grande Ngola), monarca do reino pré-colonial do Ndongo (Antigo Reino do Ndongo).

Esta dinastia viria mais tarde a ser conhecida como o Reino de Angola.

O termo Ngola tem por sua vez raíz no termo Ngolo, o que em quimbundo (língua do povo Ambundo) significa "força".

De acordo com o etnólogo José Rendinha em "Origem e generalização do nome Angola / Étimo, origem e significado do termo «Angola» e sua progressiva extensão à actual província portuguesa de Angola":

"Ngola é um nome, foi um título, e alastrou à designação de uma etnia: os Ngolas ou Angolas. Mais ainda, este nome expandiu às dimensões da Província, pois o seu nome Angola dele deriva".

Brasil

No seu livro "A Origem dos Nomes dos Países", Edgardo Otero se refere a três possíveis origens para explicar o nome Brasil:

1. A árvore "Pau-Brasil" (Caesalpinia echinata). Do tronco desta árvore era extraída uma resina vermelha que foi extensamente comercializada pelos portugueses. Os índios Tupis a chamavam de "Ibira Piranga" (Árvore Vermelha).
O nome Pau-Brasil lembra algo em "brasa". Hoje esta árvore encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e também na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.


Caesalpinia echinata ("Pau-Brasil")

2. Em 1339, alguns documentos referiam a existência de uma ilha designada Brasil, a oeste da Ilha dos Açores, no meio do oceano Atlântico.

3. O nome poderia ter-se derivado de "Balj-Ibn", o primeiro chefe muçulmano a conquistar Andaluzia, na Espanha e, cujo nome, ficou para a história como "Brasile".

No entanto, vale lembrar que os índios se referiam a sua terra como Pindorama. Ao ser descoberto oficialmente em 1500, os portugueses que pensavam ter chegado a uma ilha atrubuiram-lhe o nome de  Ilha de Vera Cruz. Mais tarde foi-se mudando o nome para Terra Nova, Terra dos Papagaios, Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra do Brasil, e finalmente em 1526, Brasil.


Cabo Verde
Curiosamente o nome do país deriva de uma península localizada no extremo mais ocidental do continente africano - a península de Cabo Verde, Senegal. A capital do Senegal, Dakar, situa-se nesta península.

Vista de satélite do Arquipélago de Cabo Verde 

Guiné-Bissau
A origem do termo Guiné é incerta. Mas Manuel Dias Belchior, sugere em "Sobre a Origem do Termo Guiné" que o mesmo foi utilizado pelos portugueses como forma de satisfazer uma necessidade política.

A designação Guiné, abrangeria a costa ocidental do continente africano e viria a substituir o termo Etiópia que era aceito pelos europeus como um conjunto de territórios habitados por negros.
Mas Manuel Dias Belchior, com base em passagens transcritas por João de Barros sugere ainda que o termo Guiné poderia ter-se derivado da palavra Guinauha, que por sua vez deriva da cidade de Jenné ou Djenné ou do Império e cidade de Ghana.

Moçambique

O nome do país deriva da ilha com o mesmo nome - Ilha de Moçambique. Esta ilha da província de Nampula, localizada no norte do país, foi descoberta por Vasco da Gama em 1498.
Foi considerada pela UNESCO, em 1991, Património Mundial da Humanidade. A ilha pode ainda ser considerada como o berço da unidade territorial que constitui atualmente a nação moçambicana.


O nome da ilha e do país deriva de um dos primeiros mercadores árabes, anterior à conquista portuguesa, Mussa-bin-Mbiki, que em português soa “Moçambique”.

No entanto, as "crianças guias" na Ilha de Moçambique, contam aos turistas que o nome Moçambique surgiu do nome de três meninos que Vasco da Gama encontrou a pescar na Ilha.


Portugal

Portugal

O nome Portugal deriva das palavras em latim Portus e Cale.
 
Consta-se que o nome surgiu como referência a um porto (Portus) de uma pequena povoação denominada Cale. Portus Cale pode ser traduzido em "porto de abrigo".

O nome evoluiu da seguinte forma: Portocale - Portogale - Portugale e finalmente Portugal.





São Tomé e Príncipe

São Tomé e Principe
São Tomé e Príncipe é composto por duas ilhas vulcânicas - Ilha de São Tomé a sul e Ilha do Príncipe a norte - e por alguns ilheus. O nome do país provém da junção dos nomes de ambas as ilhas. Foram descobertas por João de Santarém e Pedro Escobar, dois navegadores portugueses. A Ilha de São Tomé foi descoberta no dia 21 de Dezembro de 1471, que de acordo com o calendário litúrgico antigo corresponde ao dia do apóstolo São Tomé. No dia 1 de Janeiro foi descoberta a hoje denominada Ilha do Príncipe. Inicialmente foi denominada de Ano Bom, sendo-lhe atribuída o nome de Santo Antão, um eremita egípcio do século IV considerado o pai do monasticismo cristão, no dia 17 de Janeiro de 1472. A designação de Ilha do Príncipe foi atribuída em 1502 como referência ao Príncipe Dom João II de Portugal.


Timor-Leste

Edgardo Otero em "A Origem dos Nomes dos Países" refere que o Pah Meto (Terra Seca) terá sido o primeiro nome atribuído à ilha de Timor e, Atoni Pah Metho (O povo da Terra Seca) seria o nome dado aos seus habitantes.

A palavra Timor provém dos primitivos navegantes malaios, que designavam a ilha de Timur, palavra malaia que significa "Leste", uma vez que a ilha ficava a leste do seu país.

Conhecido no passado como Timor Português, passou a ser conhecido como “Timor Lorosa'e” (nome do país em tétum, uma das línguas oficiais de Timor) ou "Timor Timur" aquando da ocupação do país pela Indonésia.

Ilha de Timor vista do espaço (1989)

A palavra "Leste" foi acrescentada ao nome "Timor" para diferenciá-lo da zona "Ocidental" da ilha, controlada pela Indonésia.

Mas se algum de vocês, tem algo a acrescentar, escreva-nos!


Fontes:

Angola:

Cabo Verde: 

Guiné-Bissau:

Moçambique:

Portugal:

São Tomé e Príncipe:

Timor-Leste:






Um comentário:

Anônimo disse...

que interessante, obrigado por compartilhar.