Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Foram posteriormente revistos e avaliados em 2005 e mais recentemente na Cimeira do Milénio que teve lugar em Nova Iorque em Setembro de 2010.
Os ODM são uma estratégia ambiciosa para até 2015 garantir que todos os povos possam viver em maior liberdade, em dignidade erradicando a pobreza extrema e a fome, melhorando a saúde materna e infantil, combatendo as doenças, empoderando as mulheres, criando um ambiente sustentável e uma parceria mundial para o desenvolvimento. A garantia dessa dignidade estruturante para todas as pessoas faz parte da visão estratégica da cooperação portuguesa; e os ODMs são a sua operacionalização colocando o ser humano, os seus direitos e o seu desenvolvimento no topo e ao centro da agenda nacional e internacional. É nossa obrigação fazer dessa agenda um roteiro de cidadania e exercê-la diariamente.
A Associação para o Planeamento da Família com o apoio do Instituto Português de Cooperação e Desenvolvimento (IPAD) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e em parceria com a Associação das Nações Unidas de Portugal, Concelho Nacional de Juventude e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas está a levar a cabo o Projeto Roteiro 3456 - Igualdade, Saúde, Cidadania e Desenvolvimento. No âmbito deste projeto foram elaborados e produzidos os 8 vídeos que integram a Campanha “Indignação contribua com a sua” e pretendem ser um mote, um incentivo para a reflexão, debate e acção.
ODM 1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome
ODM 2 – Alcançar universalmente o ensino básico
ODM 3 – Promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário