quarta-feira, março 16, 2011

A lenda da Kianda - Angola

Lendas....


Quem não se lembra daquelas histórias que ouvimos quando crianças e que ficam na nossa memória e nos acompanham toda a vida. Quantas vezes não nos surpreendemos pensando nestas histórias?
E se fossem verdade?
Será?
Terá acontecido mesmo?
Ou será que são histórias contadas para crianças?

O fato é que todos os povos tem os seus mitos que vão passando de geração à geração e às vezes nem sabemos mais de onde vieram e como entraram em nossa mente.

A partir de hoje, vamos publicar algumas lendas selecionadas dos países de lingua portuguesa. Será que você conhece?
Começamos por Angola.

A lenda da Kianda
O povo angolano acredita em sereias.
Estes seres sobrenaturais podem fazer o bem e o mal. Transmitem o medo mas também cultivam o amor.
Pelo menos é nisso que se acredita. Em quimbundo, língua Bantu a sereia é conhecida como Kianda.
Cada rio, cada lago, cada poço, cada reservatório de água pode ter uma Kianda.

Mas a rainha das Kiandas mora mesmo no mar.
A sereia das sereias!Ela é a mais poderosa de todas as Kiandas.
É amada e venerada e não há pescador que não lhe ofereça uma prenda ou busque por sua atenção.

Dizem que Kianda morava nos rochedos ao redor da Fortaleza de São Miguel perto da Praia do Bispo em Luanda. Um dia, Kianda  vagava sozinha quando viu um pobre pescador que andava triste e sem esperanças. Num momento de bondade, mostrou-lhe um tesouro escondido e que só ela conhecia.

O homem enriqueceu da noite para o dia, mas ao mesmo tempo tornou-se egoísta e avarento. Passou a usar este dinheiro para seu próprio proveito sem se preocupar com mais ninguém.

Kianda
que o acompanhava de longe, não gostou nada do que viu. Resolveu dar-lhe uma lição e fez o tesouro desaparecer deixando o pescador mais pobre do que antes.


Decepcionada, Kianda jurou que jamais ajudaria a outro homem e em retorno passou a enfeitiçar com seu canto, a 
todos os que se aproximassem de suas águas, prendendo-os no fundo do mar. 

Há quem diga que  Kianda passeia pelas aldeias à noite encantando vilas inteiras. Há quem jure pelo “sangue de Cristo”, que já ouviu o som da rainha das sereias e o ladrar de cães ou mesmo o cantar de galos vindo de uma aldeia condenada a viver para sempre no fundo das águas.

Você sabia?




2 comentários:

Iran Almeida disse...

Amei, quando criança ouvi muitas histórias, principalmente em noite de lua cheia, as mães sentavam nas portas de suas casas com seus filhos e vizinhas para conversar e as crianças brincavam de rodas e depois as mães comtavam as famosas lendas, por que em noite de lua cheia, por que as casas eram iluminadas com lamparinas.

Tata Ngunza disse...

Aqui no Brasil o culto às Ianda (plural de Kianda) (sejam de águas doces, pântanos ou água salgada) continua vivo. Como continua vivoo culto de muitos Akisi (que aqui não são montros terríveis como os são elementos somente do foclores. São seres divinos, que manifestam as naturezas de Nzambi Mpungu, tanto na natureza, como nos humanos. Nossa tradição chama-se Candomblé de Angola/Congo, onde se mantem a memória dos nossos ancestrais para cá trazido como escravos, mas que tinham fé e cultura que foram mantidos.