A meta é reduzir o número de mortes prematuras resultantes de cancer e de outras doenças não transmissíveis em 25% até 2020.
Vale lembrar que em 2008, o cancer causou a morte de 7.6 milhões pessoas. Estima-se que o cancer é responsável por 13% de todas as mortes. Um número extremamente elevado se considerarmos que 30% destes casos são devido a canceres de causas comportamentais, tais como a utilização de tabaco, a obesidade por dietas pouco saudáveis, a falta de atividade física, infeções sexualmente transmitidas como o virus do papiloma humano ou da Hepatite B, a exposição prolongada ao sol ou a substancias quimicas nocivas, tais como o amianto ou pesticidas.
Todas estas mortes poderiam ter sido evitadas através de ações preventivas e evitando os fatores de risco acima.
A luta contra o cancer é também uma luta pelo desenvolvimento, pois os custos decorrentes com as despesas com o cancer estào em torno de 290 milhoes de dólares (em 2010), sendo a maior fatia destinada a custos medicos.
A Organização Mundial da Saúde estima que, se nada for alterado, em 2030 o cancer será responsável por 13.1 milhões de pessoas, causando um prejuízo económicos de 458 bilhões de dólares, sem falar nos custos emocionais e psicológicos.
Este é um dado muito importante, ainda mais se considerarmos que o cancer também é reflexo das desigualdades sociais. Neste grupo encontram-se as pessoas que tem menor acesso aos serviços de saúde, utilizam menos os serviços de prevenção e onde os diagnósticos são feitos mais tardiamente. 70% do total de mortes causados pelo cancer ocorrem em países vias de desenvolvimento.
Devemos no dia de hoje, contribuir para a conscientização da luta contra o cancer.
Juntos é possível.
Juntos é possível.
Foto da campanha do Instituto Nacional do Cancer (Brasil) |
http://www.who.int/features/2006/cancer/en/index.html
http://www.cancer.org.br/noticias-ver.php?cod=285&bsc
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
Nenhum comentário:
Postar um comentário