quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Medicina ou fição científica?


Quem nunca viu filmes de fição científica, como Star Wars, Blade Runner ou Terminator?

Star Trek: Dr. McCoy usando o tricoder
 Nesses filmes, os personagens utilizam aparelhos e gadgets que efetuam incríveis tarefas: teletransporte, robots e cyborgs, feixes de laser, transportes voadores ultrasónicos, aparelhos que curam de forma milagrosa... no mundo da ficção científica, tudo é possível.

No entanto, da mesma forma que há alguns anos, os aparelhos como os computadores, os aviões ultra leves, os telemóveis ou os tablets nos pareciam objetos inalcançáveis começam a tornar-se realidade.
E o mundo da medicina está na vanguarda da sua utilização e aplicação.

Novas e avançadas tecnologias tem sido colocadas à disposição de hospitais e centros de saúde auxiliando no diagnóstico e tratamento de pacientes, muitas vezes de forma que incomoda menos o paciente.

E algumas dessas tecnologias mimetizam até aparelhos vistos em filmes. Recordam-se do tricoder, aparelho de mão usado pelo Dr. McCoy de Star Trek que podia fazer um diagnóstico, mesmo à distância?
Pois é, alguns investigadores e universidades parecem se aproximar da conceção de um scanner portátil de sinais vitais do paciente. A Qualcomm acaba até de lançar um prémio de 10 milhões de dólares para quem conseguir se aproximar dessa descoberta e o presidente da Qualcomm, Paul Jacobs afirma que: “Os cuidados de saúde hoje não estão muito longe da visão que nos era dada pelo Star Trek”.

Accuvein

E se você está pensando em se candidatar ao prémio, porque não dar uma olhada nesse outro aparelho de ficção científica, o Accuvein, que ilumina o corpo da pessoa fazendo realçar as veias, de forma a permitir que uma picada de agulha seja mais simples e fácil de efetuar.

É prático e muito apreciado sobretudo pelos pediatras, pois se nenhum paciente gosta de agulha, as crianças muito menos. Com esse aparelho fica mais fácil lidar com a criançada.

Ultrasom de bolso

Além dos pediatras, esses aparelhos podem ser extremamente importantes em situações de emergência, salvando vidas, quer através da rapidez que proporcionam quer através da possibilidade de detetar sinais vitais à distância.






Conheça um pouco melhor dessa fição bem real:

Ultrasom de bolso
Accuvein
Standoff Patient Triage Tool (SPTT)
Aparelhos médicos aproximam-se da ficção científica
Prémio Qualcomm




Nenhum comentário: