sexta-feira, março 02, 2012

O nascimento de um saber superior: 1 de março de 1290

Simplesmente... Coimbra

  Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis, rei de Portugal  criou a Universidade de Coimbra, no dia 1 de março de 1290, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.

No mesmo ano, Coimbra foi reconhecida papa Nicolau IV.




Iniciou suas atividades timidamente a partir do Palácio Real, mas a Universidade de Coimbra ganhou vida própria e mudou a paisagem da cidade, tornando-a uma enorme cidade universitária.

Biblioteca Joaninha


A biblioteca Joanina, conhecida em todo o mundo é datada do século XVIII e já serviu de palco para ilustres pesquisadores tais como o escritor Eça de Queiroz e o médico Egas Moniz que foi agraciado com o prêmio Nobel de medicina em 1949.

Desde então, a Universidade de Coimbra formou as mais destacadas personalidades da cultura, ciência e da política portuguesa e de vários países da Europa. Ter estudado em Coimbra acarreta um grande prestígio desfrutado por toda a vida.

Falar de Coimbra é falar de tradição académica, poética, de canções à desgarrada (desafios) e serenatas. Foi nem Coimbra que se desenvolveu pola primeira vez as tunas académicas. (Uma tuna é um agrupamento musical, caracterizado por cantantes usando instrumentos de corda. A tuna pode ser de natureza popular ou de natureza estudantil (derivando da estudantinas do séc. XIX e inícios do XX). As tunas estudantis são as asa tunas académicas ou universitárias).


Assista ao vídeo de uma tuna académica.


Estudantina Universitária de Coimbra - Balada da Despedida


Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra é peça fundamental na história da cultura científica europeia e mundial, contando com um património material e imaterial único, candidato a Património Mundial da UNESCO.



Fonte: http://www.uc.pt/ 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuna




Nenhum comentário: