quarta-feira, abril 18, 2012

Mão branca você sabe o que é?


Conheça as 11 espécies de tartarugas que correm mais risco de extinção


A mão branca ou tartaruga verde, uruanã ou aruanã (Chelonia mydas) é uma das espécie de tartaruga marinha encontrada em todos os oceanos de águas tropicais e subtropicais. As espécies encontradas no Oceano Atlantico e Oceano Pacifico são distintas entre si.

O nome de tartaruga verde é devido a coloração esverdeada de sua gordura corporal e de mão branca pois suas nadadeiras são claras apesar de sua carapaça variar de marrom a preta.

Como outras tartarugas marinhas, estas tartarugas migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de incubação.

Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como Ilha das Tartarugas por causa da nidificação em suas praias. As tartarugas fêmeas saem para as praias e põem ovos em ninhos que escavam durante a noite. Mais tarde, filhotes emergem em direção à água. Aqueles que sobrevivem alcançam a maturidade sexual ao final de vinte a cinquenta anos.

A tartaruga verde é uma espécie ameaçada de extinção e por isso mesmo é protegida contra a exploração, na maioria dos países.

No entanto, as populações de tartarugas ainda estão em perigo por causa da popuição dos mares, destruição de seu habitat, da caça pois em alguns lugares é considerada como uma iguaria.

A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente vistas em alto-mar.





Nenhum comentário: