Fonte da imagem |
Como tudo começou…
O Campeonato da Europa transformou-se numa enorme história de sucesso e goza atualmente do estatuto de um dos maiores eventos desportivos do mundo, mas a criação do torneio, há cinco décadas, foi mais difícil do que seria de esperar.
Os torneios entre federações já tinham começado nos outros continentes quando a ideia de uma competição europeia para seleções nacionais começou a tomar forma na década de 1950.
Havia muitas opiniões contrárias como por exemplo o receio de que esta competição pudesse interferir com a Copa do Mundo. Mas no final venceu a razão e para satisfação dos fãs.....
Muitos países já sediaram uma Copa da Europa e em 2012 foi a vez da Polônia e Ucrânia.
No final, venceu a equipe vencedora do EURO 2008
e atual Campeã do Mundo:
ESPANHA
e atual Campeã do Mundo:
ESPANHA
O Vencedor do EURO2012 era naturalmente uma das equipes favoritas que com as suas "ganas de ganhar" tornou esta probabilidade na realidade.
Fonte da imagem |
Fonte da imagem |
A goleada da Espanha n Itália (4-0) foi comemorada por todo o lado onde houvesse falantes da língua de Cervantes.
Ninguém quis mais saber do pedido de resgate ao FMI porque a Fúria é "campeona" e pela terceira vez.
Como seria de esperar, a festa começou mesmo a meio do jogo tendo sido confirmada com o apito final de Pedro Proença árbitro que com a participação está no topo da sua carreira, e que representou Portugal de uma forma brilhante pela sua atuação dentro e fora das quatro linhas.
Madrid, Barcelona, Bilbao, Valência, tornaram-se as pistas de dança e a fiesta durou pela madrugada fora.
Referencias:
http://pt.uefa.com/uefaeuro/history/background/index.htmlhttp://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/161689/HEALTH-ADVICE-for-Travellers-to-Poland-and-Ukraine-for-the-2012-UEFA.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário