terça-feira, julho 03, 2012

Inimigos Públicos: Aedes aegypti

Denunciamos hoje a fêmea do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue e da febre amarela urbana.

A fêmea é a única que pica, pois precisa do sangue para maturar seus ovos.


Esta é uma delinquente abusada, que invade as casas e se reproduz em recipientes com água, vasos de plantas, pneus antigos, latas de refrigerante ou cerveja, ou em qualquer lugar onde possa haver umm pouco água parada!

Seus ataques são geralmente ao entardecer, mas pode ocorrer em qualquer horário do dia. Durante a noite, ela se esconde atrás de cortinas, embaixo de mesas, atrás de armários, esperando o momento para atacar.

A transmissão do vírus pela picada da mosquita é considerada de homem para o homem, pois se uma pessoa infectada for picada, esta mosquita torna-se uma transmissora do virús e ao picar outra pessoa.
A mesma mosquita pode infectar várias pessoas.


A dengue é hoje uma doença trasmitida por vetores mais importante do que a malária e países como o Congo, Indonésia, Equador, Honduras, El Salvador e Índia já foram acometidos por graves surtos de dengue.

Entre os países de língua portuguesa, os que mais sofrem com surtos frequentes de dengue são Brasil, Cabo Verde e Timor Leste.
A melhor forma de evitar a transmissão do virús é cuidar para que não haja recipientes com água parada em nenhum lugar de sua casa.
Faça a sua parte!

Saiba mais sobre o mosquito, a dengue e seus sintomas clicando aqui e assista a seguir este íncrivel vídeo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz,dividido em 5 partes:


Parte 1

                                                                           Parte 2
                                                 Parte 3
                                                 Parte 4
                                                                           Parte 5

Nenhum comentário: