Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), eHealth consiste no uso efetivo e seguro de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para apoiar o setor saúde e das ciências da saúde, inclusive os serviços de atendimento e prestação de serviços, vigilância, literatura, educação, conhecimento e pesquisa.
http://ec.europa.eu/information_ society/activities/health/whatis _ehealth/index_en.htm |
Seu uso se intensificou com a explosão da Internet e com o aumento e a rapidez da conectividade, especialmente na primeira década deste milênio. Não há dúvidas de que, atualmente, eHealth está revolucionando a prestação de cuidados e está no centro dos sistemas de saúde.
Para contribuir com o desenvolvimento de estratégias de eHealth nos países, a OMS em Genebra em colaboração com seus Escritórios Regionais e em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), está promovendo uma reunião entre os dias 24 a 26 de julho de 2012 para lançar um toolkit, ou (conjunto de ferramentas) como forma de apoiar os países a implementarem e desenvolverem suas próprias estratégias na área. É de considerar o impacto positivo que o avanço das TIC têm tido na prestação de serviços, na saúde pública, na pesquisa e em todas as atividades sanitárias, tanto para países de alta como de baixa renda.
Neste encontro, os participantes vão trocar experiências e discutir as parcerias, no sentido de melhorar a estratégia nacional eHealth de cada país.
A reunião conta com a presença de representantes de diversos países como o Brasil e Portugal, que ontem tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a rede ePORTUGUESe.
A coordenadora da rede, Dra. Regina Ungerer não pode estar presente por se encontrar em São Tomé e Príncipe, participando da Avaliação do Projeto da Comissão Europeia sobre o desenvolvimento dos recursos humanos para a saúde nos PALOP + Timor Leste.
Na foto, da esquerda para a direita:
Ana Lucília Pires, interna da rede ePORTUGUESe na OMS
Dr. Nando Campanella - Gerente do Departamento de Comunicação e Gestão do Comhecimento no Escritório de Representação da OPAS/OMS no Brasil
Igor Campos Damiani, interno da rede ePORTUGUESe na OMS
Dr. Ricardo Puttini, Departamento de Informática do Sistema único de saúde (datasus), Ministério da Saúde do Brasil
Dr. Augusto César Gadelha Vieira , Diretor Departamento de Informática do Sistema único de saúde (datasus), Ministério da Saúde do Brasil
Jorge Tomé Costa, interno da rede ePORTUGUESe na OMS
Dr. Miguel Peixoto, potuguês, ponto focal de eHealth Data and Informatics no escritório regional para a África da OMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário