quinta-feira, setembro 13, 2012

16 de setembro - Dia Internacional para a Preservação da camada do ozônio


http://ambiente-que
-educa.blogspot.ch
/2011/04/onu-alerta
-que-buraco
-na-camada-de.html

Em 1987, representantes de 24 países assinaram o Protocolo de Montreal cuja meta era evitar a destruição da camada de ozônio.

O objetivo era eliminar a produção do CFC (clorofluorcarbono), um composto orgânico que depois de manufaturado era conhecido por FREON.

Este gás muito utilizado em equipamentos de refrigeração como geladeiras e ar condicionados foi amplamente difundido com o desenvolvimento industrial após a segunda guerra mundial.


O Protocolo de Montreal teve grande adesão dos países o que levou o então  Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan a afirmar que este tenha sido talvez  "..... o mais bem sucedido acordo internacional de todos os tempos…"

A camada de ozônio é uma camada gazosa importante que protege a Terra de várias radiações, principalmente a radiação ultravioleta, a principal causadora de cancro/câncer de pele.

Porquê que a camada do ozono está a diminuir?

Em 1977, cientistas britânicos detetaram a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antárctida. Começou-se então a monitorar as alterações na camada de ozônio.

Cada molécula de CFC pode destruir cerca de 100 mil moléculas de ozônio !

A camada de ozono serve para proteger o nosso planeta
http://www.explicatorium.com/CFQ8
-Camada-de-ozono.php

O dia 16 de setembro é importante para refletir sobre as consequências dos nossos atos de hoje. Poluir o ambiente prejudicará gravemente as gerações futuras.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Montreal
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0078_altglobais/
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ozonio/home.html 

Nenhum comentário: