terça-feira, julho 23, 2013

Informações sobre o DENGUE

1. O que é?

Fonte da imagem


É uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da Dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). 
São conhecidos quatro sorotipos da Dengue: 1, 2, 3 e 4.

2. Quais os sintomas da doença?


Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. Em alguns caso, pode não haver nenhum sintoma. 
O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos, principalmente pelo nariz e gengivas; dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes são sinais que podem sugerir a Dengue Hemorrágica.

É importante procurar orientação médica IMEDIATAMENTE ao surgirem os primeiros sinais e sintomas da Dengue hemorrágica, pois esta pode ser fatal e pode até ser confundida com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose.

3. Como se transmite?


Aedes aegypti


A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.




4. Qual é o tratamento?

O tratamento da Dengue é basicamente para combater os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Não se deve usar medicamentos à base de ácido acetil salicílico (AAS ou aspirina) e antiinflamatórios que contenham esta substância, pois podem aumentar o risco de hemorragias. 
Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol.

5. Como se prevenir?


Prevenção da Dengue

A melhor forma de se evitar a Dengue é combater os focos de acúmulo de água parada que são os locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 

Para isso, é importante não acumular água em latas, pneus, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’ água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.




Aprenda a combater a Dengue


como quebrar o ciclo da Dengue







Nenhum comentário: