terça-feira, julho 09, 2013

No Dia Mundial da População a ONU destaca o acesso aos cuidados de saúde reprodutiva




Fonte da Imagem
Desde 1989 que se celebra o Dia Mundial da População, sendo um evento anual celebrado no dia 11 de Julho.
É um momento importante para discutir as questões populacionais dentro dos planos e programas para o desenvolvimento e encontrar soluções para que sejam adequadas a todos os povos do mundo.

O tema deste ano refere-se ao “Acesso Universal aos Serviços de Saúde Reprodutiva”, ao qual se apela para o papel essencial que a saúde reprodutiva desempenha na criação de um mundo justo e equitativo.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial que a população mundial mais que triplicou. Segundo o Secretário-Geral da Nações Unidas, hoje somos mais de sete biliões de pessoas no planeta e as necessidades das populações são cada vez maiores.




   





O Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC) estima que a população mundial alcance os 9,6 mil milhões em 2050.

Em 2100 o mundo terá 10,9 biliões de pessoas. Estima-se que o maior crescimento terá uma maior incidência nos países em desenvolvimento.


Fonte da Imagem
Estima-se que um dos países com maior crescimento populacional será a Índia, ultrapassando a China por volta do ano de 2028.

Enquanto que a população no continente europeu deverá diminuir.

Espera-se que a expectativa de vida ao nascer em todos os países do mundo aumente substancialmente e estima-se que entre em 2045-2050 esta cifra seja de 76 anos, podendo atingir 82 anos até 2100.


Saúde e direitos reprodutivos são essenciais para o desenvolvimento sustentável e para a redução da pobreza. Investir no acesso universal à saúde reprodutiva é um investimento fundamental nas sociedades saudáveis e um futuro mais sustentável”.



Mais informação em:

http://www.unfpa.org/public/world-population-day/ http://www.geracaobiz.org.mz/?p=1451 http://www.londonfamilyplanningsummit.co.uk http://video.unfpa.org/ http://www.un.org/en/events/populationday/



Nenhum comentário: