segunda-feira, agosto 19, 2013

19 de Agosto - Dia Mundial da Ajuda Humanitária

Fonte da Imagem
Hoje, celebra-se em todo o mundo os trabalhadores que arriscam suas vidas para prestar ajuda humanitária em áreas de conflito.

No exercício de seu trabalho, mais de 700 trabalhadores humanitários já perderam suas vidas. Todos os dias estes indivíduos enfrentam situações perigosas ao tentarem ajudar aqueles em necessidade. 

A ajuda humanitária é necessária para combater a fome e a violência doméstica, bem como ajudar os refugiados, as crianças, e oferecer acesso à água potável e ao saneamento básico a milhares de pessoas no mundo inteiro que vivem em locais de grandes conflitos ou sem acesso às necessidades básicas.


Fonte da Imagem
O Dia Mundial da Ajuda Humanitária foi instituído pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 2008 e foi observada pela primeira vez em agosto de 2009. 

No dia 19 de Agosto de 2003, ocorreu um atentado num hotel de Bagdá, no Iraque, onde vinte e duas pessoas morreram, incluindo a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e o Representante Especial do Secretário-Geral para o Iraque, Sérgio Vieira de Mello. 

Portanto, esse dia serve também para refletir sobre os problemas que enfrentamos no mundo e como podemos trabalhar juntos para vencê-los.

Fonte da Imagem
O número total de pessoas afetadas por desastres naturais tem aumentado na última década, e cerca de 211 milhões de pessoas são afetadas diretamente a cada ano, principalmente mulheres e crianças. Novos e difíceis desafios surgem a cada ano e exigem estratégias de financiamento mais flexíveis e adaptáveis para o trabalho humanitário. A crescente crise econômica e os desafios globais (como a pobreza, os problemas globais de saúde, o aumento dos preços e o aumento do número de pessoas em movimento) representam uma maior necessidade de agentes humanitários a cada ano.

Fonte da Imagem
Por isso, a Organização das Nações Unidas criou em dezembro de 2008 o Dia Mundial da Ajuda Humanitária. Neste dia, faz-se referência às pessoas que ajudam a promover o espírito humanitário por meio de suas ações, sem esquecer aqueles que perderam as suas vidas por esse serviço nobre.
Desde o primeiro Dia Mundial da Ajuda Humanitária no dia 19 de Agosto de 2009, comemora-se todos os anos esta data, com o objetivo de aumentar a consciencialização de pessoas ao redor do mundo sobre a  importância de praticar atividades de valor humanitário.

Fonte da Imagem
Muitas comunidades e organizações tentam promover o objetivo do Dia Mundial da Ajuda Humanitária por meio de material publicitário e informativo. Além disso, é comum que pessoas tentem contactar os mídia locais para divulgar mensagens de apoio à ajuda humanitária, ou que organizem eventos públicos de trabalho voluntário, humanitário e/ou comunitário.


Para o ano de 2013, o tema da campanha é ‘O Mundo Precisa de Mais…’. O público poderá participar da campanha a partir do dia 19 de Agosto.

Compartilhe a sua opinião sobre o que o mundo está precisando!

Exemplos como ‘Força’, ‘Esperança’, ‘Amor’ e ‘Felicidade’ já aparecem na publicidade. 
Para saber mais e juntar-se a esta importantíssima causa, acesse este link.

Fonte da Imagem

Nenhum comentário: