quarta-feira, agosto 28, 2013

A Primeira Biblioteca Azul para o Brasil


Foi enviada a primeira Biblioteca Azul que será entregue no município de Cruzília no estado de Minas Gerais - Brasil




Esta biblioteca contém uma vasta gama de assuntos, que vão desde cuidados primários de saúde, gestão e epidemiologia, até doenças transmissíveis, incluindo malária, tuberculose e HIV/AIDS e imunização. 



A biblioteca inclui manuais práticos que oferecem soluções para muitos dos problemas médicos, de gestão e de saúde pública que o país possa enfrentar.

Fonte da Imagem
O projeto Biblioteca Azul foi desenvolvido pela Biblioteca da Organização Mundial da Saúde (OMS) para disseminar informações básicas em saúde às equipes distritais dos países em desenvolvimento.

Criadas inicialmente em francês e inglês, a Biblioteca Azul em português foi desenvolvida pela rede ePORTUGUÊSe, divisão de Publicações (WHO press) e a Biblioteca da OMS que, em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, o extinto Alto Comissariado da Saúde de Portugal e algumas editoras privadas, disponibilizaram pela primeira vez a Biblioteca Azul durante a Assembléia Mundial da Saúde em 2006.

Até o momento já foram enviadas mais de 260 Bibliotecas Azuis para os países de lingua portuguesa em Africa e Timor Leste.

Fonte da Imagem




As Bibliotecas não têm a intenção de cobrir todas as áreas da saúde, mas sim ser abrangente o suficiente para que os profissionais, que se encontram em áreas distantes dos grandes centros, possam ter acesso a algum tipo de informação atualizada para auxílio no seu trabalho.




Esse é um método fácil de usar e que fornece informações importantes a todos os profissionais do setor da saúde. 

Para facilitar o transporte e armazenamento, a coleção é mantida em uma caixa de metal azul, contendo duas prateleiras com caixas de papelão que mantém os livros organizados de acordo com o tema.


Além das bibliotecas, a rede ePORTUGUÊSe promove visibilidade e apoio à produção local de conhecimento, fortalecendo a pesquisa em língua portuguesa; facilita a capacitação e treinamento de recursos humanos em saúde em diversas áreas do conhecimento, utilizando diversos meios eletrónicos; e utiliza os meios sociais, espaços colaborativos, BLOGs e grupos de discussão para aumentar o contato entre os países de língua oficial portuguesa.


Nas fotos, podemos ver como se dá o processo de construção das Bibliotecas, que são preparadas manualmente pelos internos da Rede ePORTUGUÊSe na Organização Mundial da Saúde.



Para saber mais sobre as Bibliotecas Azuis, clique aqui.

Bibliografia:

Documento Oficial da Biblioteca Azul
Rede ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: