Assinatura dos Acordos de Lusaka |
No dia 7 de setembro Moçambique comemora o Dia da Vitória, em memória aos Acordos de Lusaka
Para quem está se perguntando o que foram os Acordos de Lusaka, vamos contar um pouco sobre como tudo começou...
Em 1951, Portugal designou Moçambique como território ultramarino, como forma de transmitir ao mundo a imagem de que a colônia tinha grande autonomia.
Com isso, a colônia passou a ter a designação oficial de Província Ultramarina de Moçambique.
O crescente número de nações africanas independentes após a Segunda Guerra Mundial encorajou o crescimento do sentimento nacionalista dentro de Moçambique .
Logotipo da FRELIMO |
Assim cresciam os moviemntos em prol da independência e em 1962, nascia a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
O movimento não poderia, até então, ter sede em Moçambique, visto que os movimentos nacionalistas e de oposição estavam sob controle da polícia portuguesa.
Convencidos de que um movimento pacífico não traria independência, a FRELIMO lançou sua primeira ofensiva às tropas portuguesas em setembro de 1964.
Convencidos de que um movimento pacífico não traria independência, a FRELIMO lançou sua primeira ofensiva às tropas portuguesas em setembro de 1964.
Dez anos depois, ainda em guerra, um acordo de paz era necessário.
As negociações entre a administração portuguesa, e a FRELIMO culminaram na assinatura dos Acordos de Lusaka em 7 de Setembro de 1974 na Tanzânia.
Representação da bandeira de Moçambique |
Nestes acordos o Estado Português reconheceu formalmente o direito do povo de Moçambique à independência e, em consequência, acordou com a FRELIMO o princípio da transferência de poderes, ou seja, transferência da soberania que detinha sobre o território de Moçambique.
A formalização da independência de Moçambique ficou, finalmente, estabelecida em 25 de Junho de 1975, o 13º aniversário da fundação da FRELIMO.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordos_de_Lusaka
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_de_Liberta%C3%A7%C3%A3o_de_Mo%C3%A7ambique
http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_de_Mo%C3%A7ambique
Nenhum comentário:
Postar um comentário