terça-feira, setembro 03, 2013

Você sabe o que é a Cruz Verde?

Mikhail Gorbachev
A história da Cruz Verde vem desde os tempos em que Mikhail Gorbachev era presidente e Chefe de Estado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 

Durante seu governo (1985 a 1991), Mikhail Gorbachev falava repetidamente sobre as ameaças que a humanidade e o nosso planeta sofreriam com as armas nucleares, armas químicas, desenvolvimento insustentável, e a destruição do planeta induzida pelo homem.

Em 19 de janeiro de 1990, enquanto ainda presidente e durante seu discurso no Fórum Global sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento para a Sobrevivência, Mikhail Gorbachev sugeriu a criação de uma "Cruz Verde Internacional", que oferecesse sua assistência aos Estados em dificuldades ecológica. 

Em outras palavras, ele sugeriu que o mundo precisava de uma organização dedicada as questões ecológicas e que pudesse discutir soluções para os problemas ambientais que transcendem as fronteiras nacionais.


Em 6 de junho de 1992, os delegados da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92) que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, solicitaram que Mikhail Gorbachev criasse e lançasse a Green Cross International (Cruz Verde Internacional), o que aconteceu em Kyoto, Japão, em 18 de abril de 1993.

Hoje a Cruz Verde Internacional opera em mais de 30 países e Mikhail Gorbachev segue sendo seu presidente. 

Logotipo de aniversário
 da Cruz Verde
Em 2013 a Cruz Verde Internacional
completa 20 anos e o lema desta ano é: 

"O mundo encontra-se em uma encruzilhada: vamos fazer a escolha certa para o futuro" 

Não é de hoje que se discutem os perigos decorrentes da mudança climática que resultam em catástrofes naturais como as enchentes, tsunamis e furacões, secas e etc.

Pode-se mudar esse cenário? 

A Cruz Verde acredita que sim, mas o momento é agora.

Fonte da Imagem
Os escritórios locais da Cruz Verde tem autonomia para conduzir projetos nacionais, além de participar de pelo menos um dos programas internacionais: 

  • Água para a Vida e Paz;
  • Segurança e Sustentabilidade Ambiental; 
  • Social e Médica; 
  • Energia Inteligente;
  • Mudanças de Valores.
Desde a sua criação que a Cruz Verde enfrenta estes desafios e sua missão principal é garantir um futuro sustentável e seguro para todos nós, buscando soluções através do diálogo, de mediação e cooperação.

Saiba mais lendo sobre a Cruz Verde Internacional


Bibliografia:
http://www.gcint.org 
http://pt.wikipedia.org/wiki/ECO-92 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_Verde 

Nenhum comentário: