terça-feira, dezembro 10, 2013

11 DE DEZEMBRO: HÁ 67 ANOS O UNICEF DEFENDE A INFÂNCIA

Com sede em Nova Iorque e presente em 191 países, áreas e territórios, o UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente a crianças e jovens
Em 11 de dezembro de 1946 por decisão unânime da Assembleia Geral das Nações Unidas foi criado o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF-, com o objetivo de fornecer assistência emergencial a milhões de crianças no período pós-guerra na Europa, no Oriente Médio e na China


Campanha de vacinação do Unicef Polônia
Sua principal meta é promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.

Campanha contra a violência infantil feita pelo Unicef - Alemanha



O UNICEF defende a educação infantil
O UNICEF trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência, além de ajudar a dar resposta às necessidades básicas da infância e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. 


Como parte da Organização das Nações Unidas, o UNICEF tem a autoridade global para influenciar os tomadores de decisão e diversos parceiros para transformar ideias inovadoras em realidade. 


O UNICEF NO BRASIL

Em 1988, o Brasil incorporou em sua Constituição, no artigo 227, o conteúdo da Convenção sobre os Direitos da Criança, que viria a ser aprovada pela ONU em 1989. 

O UNICEF participou da mobilização que tornou possível a aprovação do artigo que mudou o marco legal dos direitos de meninas e meninos no Brasil:


"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."



Há 23 anos o Brasil aprovou o
Estatuto da criança e do adolescente

O conteúdo do estatuto está em perfeita consonância com a Convenção sobre os Direitos da Criança adotada, em 1989, pelas Nações Unidas.

DIREITOS DA CRIANÇA
Os direitos da criança garantidos pelo Estatuto
Em 1997, o UNICEF ajudou a aprovar no Congresso a lei 9.534 que garante gratuidade no registro civil e na primeira certidão de nascimento de todas as crianças brasileiras, independente de comprovação de renda familiar.


O UNICEF EM MOÇAMBIQUE

A vida de uma criança em Moçambique pode ser muito difícil. Seja pela pobreza, pelo acesso à saúde, pela educação ou água potável, as crianças neste país enfrentam graves desafios que não estão sendo atendidos. 

Por isso o  Unicef Moçambique lançou a Responsabilidade pelos Direitos, uma série de seis filmes fotográficos produzidos por fotógrafos de renome internacional que passaram semanas filmando em vários locais de Moçambique, vendo, trocando experiências e documentando a vida como ela é vivida por milhões de crianças no país.



O UNICEF NOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA



UNICEF FAZ HOMENAGEM A NELSON MANDELA
Confira no vídeo a mensagem que Nelson Mandela deixou ao mundo sobre as crianças 









Nenhum comentário: