quinta-feira, fevereiro 06, 2014

A Saúde na Guiné Bissau

Bandeira da Guiné-Bissau

 A Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da costa ocidental de África . Faz fronteira a norte com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné-Conacri (ex-francesa) e a sul e oeste com o oceano Atlântico. 





Localizaçâo Geográfica
Além do território continental, possui ainda cerca de oitenta ilhas que constituem o Arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais do rio Geba, de Pedro Álvares, de Bolama e de Canhabaque.

Foi uma colónia de Portugal desde o século XV até proclamar sua independência, em 24 de setembro de 1973, reconhecida internacionalmente embora Portugal só a tenha aceitado em 10 de setembro de 1974. 

A Guiné-Bissau foi a primeira colónia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.

Guiné-Bissau e Agricultura
A populaçãoda Guiné-Bissau é constituída por uma variedade de etnias, com línguas, estruturas sociais e costumes distintos.
Vivem da da agricultura e professa muitas vezes religiões tradicionais locais.Cerca de 45% dos habitantes praticam o Islamismo e há uma minoria de cristãos.
As línguas mais faladas são o fula e o mandinga, entre as populações concentradas no norte e no nordeste. 

Outros grupos étnicos importantes são os balantas e os papéis, na costa meridional, e os manjacos e os mancanhas, nas regiões costeiras do centro e do norte. O crioulo Guineense, com base lexical no português, é a língua veicular interétnica.
No entanto a língua oficial é o português.

Veja a arte na Guiné-Bissau

O sistema de Saúde - Organização

Compreende um setor público e outro privado lucrativo e não lucrativo com um cartão de saúde que compreende 11 regiões sanitárias e 114 áreas sanitárias.A cobertura de serviços de saúde é actualmente superior a 40 % num raio de 5 km.


A Saúde na Guiné-Bissau
Dados demográficos importantes para a saúde:

População total(2011):1,547,000

Esperança média de vida:48 anos (mulheres) e 52 anos (homens)

PIB: 1240 $EU (2011)

Índice de desenvolvimento humano entre 186 países(2012): posição n.176 


Relativamente a:

Doenças transmissíveis: A prevalència de HIV nos adultos está estimada em 5.3% segundo o instituto Nacional de Saúde (INASA).O paludismo tem vindo a reduzir-se tendo uma prevalência de 7.9% nas crianças com idade inferior a 5 anos graças ao uso de redes mosquiteiras.

Água e Saneamento:
Saneamento
72% da população tem acesso a água potável,mas apenas 19% da população tem acesso a esgotos e fossas sépticas.

Urgências:
Não existe um plano nacional para resposta a emergências.As epidemias de rubéola têm sido controladas pela introdução de vacinas,no entanto epidemias de cólera são bastante frequentes.





Bibliografia:

Estatísticas Sanitárias Mundiais 2013
Relatório PNUD 2013
ANDS 2011
http://www.stat-guinebissau.com/























Nenhum comentário: